O cancioneiro sertanejo modernizou-se e consolidou-se, já há um bom tempo, como sendo o estilo mais ouvido e consumido do Brasil. Há quem diga que a qualidade não é mais a mesma, mas o fato é que a vertente nunca deixou de estar em proeminência. Rio Claro possui inúmeros e talentosos nomes que bem representam a música sertaneja. Hoje, o Diário, uma vez mais, faz evidenciar dois desses nomes: Vagner Violeiro e Casemiro.
Vagner Violeiro
Vagner Alexandre Honório de Godoy, nascido em 23 de abril de 1976, em Rio Claro, vem de uma família de músicos, violeiros e catireiros. Teve como grande incentivador seu avô, Olavo Honório, violeiro, cantador e catireiro.
Vagner Violeiro iniciou sua trajetória artística em 1999, ao lado de Daniel Ferrari, e trilhou seu caminho participando de alguns festivais de música, programas de rádio e TV. Juntos, gravaram, em 2010, o disco Vagner Violeiro e Daniel Acústico. Também fez dupla com seu irmão, Fernando Basso, músico e catireiro.
Vagner Violeiro, com seus parceiros, participou de vários programas de TV, como Brasil Caipira (Brasília- -DF), com o apresentador Luiz Rocha; Viola minha Viola (São Paulo-SP), com Inezita Barrozo; Bola e Viola (Marília-SP), com Neuri Cordeiro; Programa Chora Viola (Cuiabá-MT), com Radamés Alves; Som da Terra (Maringá-PR), com Matãozinho e Nico; e outros.
Casemiro
Nivaldo Casemiro nasceu em 11 de outubro de 1982, também em Rio Claro, mas, ao contrário do parceiro de dupla, não teve influência familiar direta. Entretanto, seu pai era fã de Tião Carreiro e Pardinho, e costumava ouvir os grandes sucessos da dupla. Isso despertou nele, desde cedo, o gosto pela música sertaneja.
A atuação como músico profissional teve início no final de 2017, incentivado por amigos quanto à formação da dupla João Helio e Casemiro. Ambos participaram de programas de rádio e TV, encontros de violeiros, entre outros eventos. Realizaram shows por toda região, além de terem idealizado um disco.
A dupla
Com o fim das formações anteriores, Vagner Violeiro e Casemiro dão início a uma árdua e audaciosa missão: manter e promover as tradições e a cultura do povo sertanejo, da forma mais autêntica e sublime de expressão do homem do campo, que vem a ser a música sertaneja, com seus versos e prosas ao som da viola caipira.
“Temos levado o nome de Rio Claro para alguns estados do país através de nossos shows e programas de TV e rádio. No ano passado e também em 2020, fizemos shows no Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal”, expõe Vagner Violeiro.
Fotos: Divulgação