Para falar sobre a importância da vacinação na prevenção de doenças e estimular a vacinação das crianças, a Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro realizou nesta terça-feira (7) reunião com representantes de escolas municipais, estaduais e particulares e conselheiros tutelares.
“Entre os assuntos abordados, destacamos a lei estadual que dispõe sobre a obrigatoriedade de apresentação de carteira de vacinação no ato da matrícula escolar, tanto na rede pública como na particular”, destaca Fabyolla Lourenço, responsável pelo setor de imunização da Fundação Municipal de Saúde.
O estatuto da criança e do adolescente também estabelece a obrigatoriedade da vacinação nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias. “O objetivo deste trabalho integrado entre os setores de saúde e educação do município é promover a saúde da criança, que tem a vacinação como um dos pontos primordiais”, observa Valéria Velis, secretária de Educação.
Durante a reunião, foi frisada a importância da vacinação e do cumprimento da legislação e os impactos de uma baixa cobertura vacinal, inclusive o risco de reintrodução de algumas doenças.
A diretora de Vigilância em Saúde, Suzi Berbert, ressalta que a vacinação possibilita a erradicação de doenças imunopreveníveis e que a vacinação com esquema vacinal básico reduz a morbimortalidade infantil.
Foto: Divulgação