O público-alvo da campanha de vacinação contra a Covid está mantido para quinta-feira (15) em Rio Claro. O município continuará vacinando pessoas com 35 anos ou mais. O atendimento será das 8 às 15 horas no Centro Cultural e na Faculdade Anhanguera. Já os pontos de drive-thru da Unimed e do São Rafael funcionam das 8 às 13 horas. No drive-thru que a equipe do Santa Filomena realiza no shopping a vacinação será das 16 às 19 horas, ampliando os horários de atendimento no município. Nos cinco locais o atendimento pode ser encerrado antes, se acabarem as doses.
A segunda dose será aplicada em quem foi vacinado com Coronavac/Butantan até 19 de junho e em quem recebeu a primeira dose da Oxford/Astrazeneca até 22 de abril. Todos que forem ser vacinados devem levar documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência em Rio Claro. Para a segunda dose, além dos documentos pessoais, é necessário apresentar o comprovante da primeira dose.
Antes de irem tomar a vacina é importante que as pessoas façam o cadastro no www.vacinaja.sp.gov.br. Essa medida simples agiliza o atendimento e otimiza o trabalho das equipes de vacinação. A Vigilância Epidemiológica também orienta que as pessoas evitem levar acompanhantes, principalmente crianças, e sigam os cuidados preventivos à Covid também no posto de vacinação. É obrigatório o uso de máscara e as pessoas devem manter o distanciamento.
Rio Claro tem mais da metade da população vacinada contra a Covid
Nesta quarta-feira (14) Rio Claro vacinou 2.220 pessoas contra a Covid-19. Números da Secretaria Municipal de Saúde apontam que o município aplicou até o momento 138.744 doses de vacina. São 105.212 rio-clarenses vacinados com ao menos uma dose da vacina, o que representa 50,58% da população.
O percentual de pessoas com o esquema vacinal completo é de 18,42%. Essas pessoas já receberam as duas doses da vacina ou foram imunizadas com vacina de dose única. Os percentuais são calculados com base em números do IBGE, que estima que a população de Rio Claro é de 208.008 pessoas.
A vacinação em Rio Claro é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, e tem importante participação dos convênios Unimed, Santa Filomena e Santa Casa Saúde e também da Faculdade Anhanguera.
Foto: Divulgação