A procura pela vacina contra a gripe segue baixa em Rio Claro. Levantamento divulgado nesta sexta-feira (21) pela Fundação Municipal de Saúde aponta que nesta campanha foram aplicadas 47.454 doses da vacina. A cobertura vacinal entre os grupos prioritários é de 39,35%, bem abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Diante disso, a Fundação Municipal de Saúde reforça pedido para que a população procure os postos de saúde para se imunizar. “A vacina da gripe é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença e tem como objetivo reduzir internações, complicações e mortes por conta da doença, além de diminuir sobrecarga nos serviços de saúde”, afirma a autarquia.
A vacinação contra gripe está aberta no município para toda a população com mais de 6 meses de idade. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira a partir das 7h30. No caso das unidades dos bairros Mãe Preta, Bonsucesso e Terra Nova, a vacinação segue até as 18h30, e nas demais unidades de saúde do município a vacinação é até as 16h30. Não há vacinação nas unidades do Santa Elisa, do Jardim Brasília e da Avenida 29, que estão em reforma.
Prorrogação
A baixa cobertura vacinal fez o governo de São Paulo prorrogar a campanha de vacinação até 31 de julho. É a segunda prorrogação. Quando foi lançada, a campanha vacinal iria até 31 de maio, e então foi estendida para 30 de junho. De acordo com o governo de São Paulo, a cobertura vacinal no estado está abaixo dos 50%. Assim como a Fundação de Saúde, o governo estadual reafirma a eficácia e segurança da vacina.
“A vacina, desenvolvida pelo Instituto Butantan, é segura e eficaz. Como o vírus tem alta capacidade de mutação e muda suas características ao longo do tempo, é preciso se imunizar todos os anos. A cepa do vírus H1N1 usada em 2023, por exemplo, é diferente da que foi usada para produzir os imunizantes no ano passado”. Em caso de dúvidas, a população pode se informar pelo site https://www.vacina100duvidas.sp.gov.br.
Foto: Divulgação