As pessoas terão mais tempo para se vacinar contra a Covid nesta sexta-feira (11) em Rio Claro, em horário estendido, das 8 até as 21 horas. O atendimento será na Faculdade Anhanguera, que fica na Rua 22 com a Avenida 39, Bairro do Estádio. É a oportunidade para as pessoas que tem dificuldade em comparecer para a vacinação nos demais dias. Os demais postos de vacinação também irão atender. No Centro Cultural a vacinação será das 8 às 15 horas e, em horários diferenciados, os três pontos de drive-thru também irão vacinar.
A faixa etária da população vacinada baixou para 52 anos e os demais grupos continuam sendo atendidos, incluindo profissionais de educação com 18 anos ou mais e pessoas com deficiência permanente. Todos que forem ser vacinados devem levar documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência em Rio Claro. As pessoas com deficiência permanente devem apresentar também laudo médico ou resultado de perícia médica. Para os profissionais da educação é obrigatório comprovante com QRCode.
Antes de procurar o posto de vacinação, o profissional de educação acessa o site https://vacinaja.sp.gov.br/educacao para ter o seu pré-cadastro, que passa por um processo de análise da Secretaria Municipal da Educação e precisa ser validado pela escola onde trabalha, conforme critérios definidos pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. O profissional recebe, então, em seu email o Comprovante Vacina Já Educação. Este documento comprova a elegibilidade para a vacinação e terá um QRCode para verificação de autenticidade.
Gestantes e puérperas com 18 anos ou mais também podem ser vacinadas. Para as puérperas é necessário apresentar certidão de nascimento da criança, comprovando parto em até 45 dias, e para as gestantes o cartão de pré-natal.
A vacinação contra a Covid continua para pessoas com 53 anos ou mais; pessoas a partir de 18 anos que tenham comorbidade ou síndrome de Down ou que estejam em terapia renal substitutiva (diálise) e também para transplantados imunossuprimidos. Os transplantados devem apresentar declaração médica ou comprovante de que foram atendidos em ambulatório de transplantados. Quem faz diálise deve apresentar relatório do centro de diálise e quem tem comorbidade declaração/relatório médico comprovando e indicando a comorbidade ou receituário de uso contínuo.
A aplicação de segundas doses nesta sexta-feira (11) será para as pessoas que tomaram a vacina Oxford/AstraZeneca até 26 de março e em quem recebeu a Coronavac/Butantan até 14 de maio. Para a segunda dose, além dos documentos pessoais, é necessário apresentar o comprovante da primeira dose.
Das 8 ao meio-dia, a equipe do Santa Filomena atende em drive-thru no Shopping Rio Claro, na Av. Conde Francisco Matarazzo Junior. No mesmo horário, os profissionais do São Rafael estão no pronto atendimento, na Rua 1 entre as avenidas 15 e 19. Já a equipe da Unimed atende das 8 às 13 horas na Rua 12 entre as avenidas 14 e 12 (prédio da antiga empresa Alexandre Junior).
Para agilizar o atendimento, é importante que as pessoas, antes de irem ao posto de vacinação façam o cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br.
Rio Claro vacinou mais de 1.600 pessoas na quinta-feira
Na quinta-feira (10) 1.638 pessoas foram vacinadas contra a Covid em Rio Claro, conforme levantamento da Vigilância Epidemiológica do Município. Até agora, 68.765 pessoas foram vacinadas, o que representa 33,05% da população. Deste total, 29.955 receberam também a segunda dose do imunizante, ou seja, 14,4% dos rio-clarenses.
A vacinação em Rio Claro é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, e tem importante participação dos convênios Unimed, Santa Filomena e Santa Casa Saúde e também da Faculdade Anhanguera
Foto: Divulgação