Conforme recomendação do Ministério da Saúde, a vacinação contra a gripe está aberta a toda população em Rio Claro. Para ser vacinado basta comparecer a partir das 8 horas a uma das unidades básicas de saúde ou unidades de saúde da família do município, com exceção das unidades do Jardim Brasília e Santa Elisa.
A campanha de vacinação contra a gripe teve início em 12 de abril e desde então vinham sendo vacinados exclusivamente crianças de seis meses a menores de 6 anos, idosos com mais de 60 anos, trabalhadores de saúde, puérperas, gestantes, professores, policiais e bombeiros que estão na ativa e pessoas com doenças crônicas. Agora, além das pessoas que pertencem aos grupos prioritários, todos podem receber a imunização. Vale lembrar que é necessário respeitar intervalo de no mínimo 14 dias entre a vacina da gripe e a da Covid. O recomendado é que seja priorizada a vacinação contra a Covid e, após 14 dias, a pessoa deve ser vacinada também contra a influenza.
Números divulgados pela Vigilância Epidemiológica do município apontam que a vacinação alcançou 35.535 pessoas dos grupos prioritários, o que representa 43,7% de cobertura vacinal em Rio Claro. O grupo com maior adesão à vacina é o de pessoas com comorbidade, 53,6% de cobertura vacinal. Entre os profissionais de saúde, esse índice é de 49,6%, e entre os idosos de 46,3%. Nos demais grupos foram vacinados 40,7% das crianças de 6 meses a menores de 6 anos; 44,9% das gestantes; 43,1% das puérperas; e 37,6% dos professores. A lista com endereços e telefones das unidades de saúde de Rio Claro está no site http://www.saude-rioclaro.org.br/enderecos.htm.
Foto: Divulgação