A Guarda Civil Municipal de Rio Claro atendeu a um caso de maus-tratos contra uma vaca no bairro Jardim Progresso II. O animal foi encontrado deitado em meio a seus próprios dejetos, visivelmente desnutrido, com quedas de pelo e ferimentos no corpo, incluindo uma lesão grave no quadril direito.
A vaca, que estava em um terreno cercado, não tinha acesso a comida ou água, o que agravou seu estado. Segundo os guardas que atenderam a ocorrência, o animal demonstrava extrema sede, bebendo três baldes de água de três litros fornecidos pelos agentes.
No local, um senhor se apresentou como responsável pela vaca, mas depois de ser questionado e informado de que o Departamento de Proteção Animal seria acionado, mudou sua versão, alegando que o tutor era, na verdade, seu genro. Após várias tentativas de contato por telefone, os guardas não conseguiram localizar o verdadeiro responsável.
Uma equipe do DPA, acompanhada pela veterinária Thais, foi chamada ao local. Após avaliar as condições do animal, a veterinária confirmou os maus-tratos e negligência, elaborando um laudo detalhado. O DPA anunciou que o resgate do animal seria feito no dia seguinte, para garantir sua recuperação.
O caso foi registrado no plantão policial, e a investigação sobre os responsáveis pelos maus-tratos seguirá os trâmites legais.
Foto: GCM