A falta de lençóis e de toalhas nas unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) do município foi a queixa de leitor procurado pelo Diário do Rio Claro, que destacou a falta dos materiais para o atendimento de um familiar. Segundo Renan Maule, a família precisou levar de casa lençóis e toalhas para seu avô que estava na UPA da Avenida 29.
“Não é que não tinha em nenhum momento lençol, mas algumas vezes, para a troca, não tinha chegado ainda da lavanderia. Acho que a quantidade não é suficiente e, no caso do meu avô, tinha que trocar várias vezes ao dia. Agora, a toalha não tinha em nenhum dia, tivemos que levar de casa”, disse.
Questionada, a prefeitura informou que “as toalhas nas UPAs estão em ordem e que, com relação aos lençóis, a troca é feita diariamente e, quando necessário, mais de uma vez ao dia”.
O assunto também foi pauta na última sessão camarária, na segunda-feira (4). A vereador Carol Gomes (PSDB) lembrou que foi realizada uma campanha neste ano para arrecadação de recursos para a compra de lençóis. Segundo a parlamentar, o recurso adquirido com a realização de um evento foi utilizado para a aquisição do material, sendo que metade foi destinada ao Centro de Especialidades Infantil (CEI) e a outra metade estava estocada dentro da Fundação Municipal de Saúde.
“Como estava estocada e sem utilização, entramos em contato para retirar esses lençóis e fazer a entregar diretamente nas UPAs na manhã dessa terça-feira (5)”, explicou a vereadora.