Os usuários do sistema público de transporte coletivo que têm saldo no cartão de ônibus da empresa antiga devem procurar a nova concessionária em até 90 dias para fazer a troca dos créditos. As regras constam de decreto publicado no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (29).
De acordo com o documento, a empresa Sancetur – Santa Cecília Turismo Ltda., que assume o transporte coletivo de Rio Claro a partir deste sábado (30), deverá transferir os créditos tarifários dos usuários para o novo sistema de bilhetagem eletrônica durante os primeiros 90 dias de operação. Ou seja, a troca de créditos deverá ser concluída até março de 2024.
Para realizar a transferência, os usuários devem procurar a empresa munidos do cartão de ônibus anterior e documentos pessoais, para elaboração de um novo cadastro e a confecção de novo cartão eletrônico. Conforme o decreto, os cartões antigos serão “retidos pela concessionária por ocasião da migração e, posteriormente, encaminhados com relatório de transferência dos créditos para a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário”.
Os usuários precisam ficar atentos ao prazo. Quem não fizer a transferência dos créditos dentro de 90 dias perderá os valores que não poderão mais ser utilizados para o pagamento da tarifa.
Vale-transporte
Da mesma forma, o vale-transporte também tem prazo de validade. Conforme o decreto, “os vales-transportes poderão ser utilizados pelo prazo de 90 a contar da data de vigência da nova tarifa ou trocados nos termos e prazo previstos”. A nova tarifa de R$ 4,90 entra em vigor hoje.
O atendimento da concessionária ao usuário será realizado na central que fica na Rua 1, entre as avenidas 2 e 1, em frente ao terminal urbano de ônibus na antiga estação ferroviária, no Centro de Rio Claro.
Por Ednéia Silva / Foto: Divulgação