A higienização, principalmente lavar bem as mãos com água e sabão é fundamental no combate ao coronavírus (Covid-19). Seguindo as determinações do Ministério da Saúde e do Governo Estadual, Rio Claro adotou quarentena desde o dia 24 de março e consequentemente, o consumo de água tem aumentado em todo o município.
Por isso, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro orienta os consumidores para que façam uso racional da água para não comprometer o trabalho de captação, tratamento e fornecimento de água para que futuramente o abastecimento não seja prejudicado. “O uso racional da água se faz mais do que necessário para que se mantenha a captação, tratamento e distribuição de água nesse período.
Pedimos para que a população priorize as questões de higiene, que são as formas mais eficazes de combate ao coronavírus e evite desperdícios. O uso consciente da água contribui para manter o abastecimento em toda a cidade”, comenta o prefeito João Teixeira Junior.
Como maneira de incentivar a higienização, desde o dia 19 de março, o município estabeleceu a prorrogação por 30 dias dos cortes de água que estavam programados. Mas além da higienização, também é fundamental ter garantido o abastecimento de água.
Por isso, o Daae ressalta que a suspensão dos cortes não implica na isenção das contas no período, que continuam sendo emitidas normalmente. “Com o aumento do consumo de água, o Daae precisou aumentar a captação, tratamento e distribuição, e consequentemente estamos usando mais produtos químicos e energia elétrica para mantermos o fornecimento.
Por isso, pedimos para que os consumidores façam o uso racional da água e continuem realizando os pagamentos das contas normalmente para que o abastecimento não seja prejudicado nas próximas semanas”, destaca o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti. Para fazer o uso racional de água em casa, a autarquia recomenda que os munícipes sempre fechem a torneira quando forem lavar a louça, fazer a barba, lavar as mãos e escovar os dentes.
Evitar banhos com mais de 10 minutos. Observar se não há vazamentos em torneiras ou nas descargas dos banheiros. Evitar lavar calçadas e sim utilizar vassoura na limpeza. Evitar uso da água para lazer, como lavar o carro ou encher piscinas. Reaproveitar a água da máquina de lavar, para lavar o quintal e não usar mangueiras e sim, regadores, principalmente para as plantas.
Foto: Divulgação