E aí geekers, tudo bem com vocês.
Hoje vamos falar dos nossos GADGETS, do dia a dia, ou nem tanto assim.
Antes de mergulharmos nos gadgets mais incríveis, é importante entender o básico.
Gadget, surgiu como uma forma descontraída de se referir a qualquer objeto ou aparelho que tenha uma utilidade específica, mas que muitas vezes é pequeno, portátil e, bem, meio que incrível. Os “bad boys” tenológicos.
Para significar a palavra “gadget”, vou-me utilizar da descrição da Wikipédia: “Gadget ou gizmo é uma gíria tecnológica pra designar dispositivos eletrônicos portáteis criados para facilitar funções específicas no cotidiano,usando inovações tecnológicas. Podem ser dispositivos inusitados (engenhoca, geringonça) ou tradicionais que ganharam funções inteligentes ou desenho mais avançado.”
Uma outra vertente, alia o significado da palavra, como sendo derivativa da palavra francesa “gachette”, que significa “peça de um mecanismo” (século XV), diminutivo de “gâche“, que significa “trava de uma fechadura”, onde em 1886 (aprox) surgiu a expressão “gadjet“, uma gíria utilizada por marinheiros para se referir a qualquer pequeno componente mecânico ou parte de um navio para o qual eles não tinham, ou haviam esquecido o nome.
Resumindo, gadgets são aquelas coisinhas legais e tecnológicas que a gente adora ter por perto, e que todo “bom geek” tem um de estimação. Para muitos, os gadgets já fazem parte do cotidiano e não podem “nem em pensamento” ficar um dia sequer sem algum deles.
Nos tempos “modernos”, “gadgets” são eletrônicos e possuem um argumento bastante apelativo com relação a (des) necessidade de cada um. Mas em um passado recente, poderiam ser considerados gadgets um “descascador de laranjas automático”, ou um “abridor de latas com engrenagens”, um “saca rolhas” ou até um “acendedor elétrico de fogão”.
Um dos mais “hypes” e atuais, o “Drone”, amado e idolatrado por muitos, exemplifica perfeitamente o modelo do “é tudo o que eu (não) preciso”.
Os drones modernos podem ser controlados do seu smartphone, tiram fotos incríveis, e alguns até entregam pacotes. É como ter seu próprio piloto automático. Mas com certeza muitos dos drones vendidos hoje, sequer são comprados com alguma finalidae específica, e acabam esquecidos em algum canto, ou vendidos em seguida. Logicamente não podemos generalizar, pois drones para utilização industrial e ou agrícola, são vendidos com muitas utilizaçãoes específicas. Até para resgates hoje em dia.
Podemos facilmente colocar também no “top 10’, os “Smarwatches”. Lembra dos relógios de pulso que só marcavam o tempo? Esqueça-os. Os “smartwatches” são como os James Bonds dos gadgets, com recursos como monitoramento de saúde, chamadas, mensagens, e até mesmo controles de música. Alguns até têm telas flexíveis, dignas de um filme de ficção científica. (….quem lembra do “Casio” calculadora….kkkkk….virou febre quando lançado. Quem precisava de uma calculadora no relógio ??, pois vendeu “que nem água !”)
Alguém se imagina sem um “carregador” de celular……neeeem pensar, não é mesmo? Tenho certeza que tem gente que só de pensar, fica com calafrios. Já presenciei cenas hilárias de pessoas que esqueceram seus carregadores em alguma viagem. Simplesmente “surtaram” com a possibilidade de ficar com seu celular “sem bateria”. Sejam carregadores com fio ou “wireless” (sem fio), por indução, são gadgets disputadíssimos, quando se trata da “velocidade” em dar os “100%” no celular rapidamente.
Agora, um “gadget” que está tirando a paciência de alguns, mas “maravilhando” muitos e muitos, é o “fone de ouvido true wireless”, que dá uma performance perfeita do som, e passam “despercebidos” em qualquer ambiente. Hoje um acessório “indispensável” para quem quer privacidade na hora de escutar sua música favorita, ou até sua “série” favorita.
Em tempo: entre em um metrô, e conte quantas pessoas estão conectadas com seus “headphones” em seus celulares. Você vai se espantar.
Agora,…por que “tirando a paciência” ???….Já viu aquela cena que pode muito bem ter sido tirada de algum filme, mas que acontece regularmente na vida real, onde o pai ou a mãe fala bastante com o filho, e depois de muito tempo “gastando saliva”, percebe que o mesmo está com os tal dos “earbuds” “fincados” nos ouvidos, e não escutou “nem uma única palavra” proferida. Haja paciência…..kkkkkkk
Um gadget que considero bem legal é o “projetor portátil”, que está cada vez mais difundido em nosso meio. Uma maneira de assistir um filme com “pegada” de “telona”. Aumenta em até 100 polegada a imagem projetada, proporcionando uma experiência única dentro de casa. Ou até para apresentações de trabalhos ou workshops corporativos. Maaaasssss, cuidado aí “geeker”, tem muuuito golpe por aí na internet, vendendo aparelhos que prometem imagens magníficas, mas que na verdade não passam de “porcaria enlatada”.
Em tempo: nunca compre alguma coisa por impulsividade. Pesquise o fornecedor, o site de venda, entre no “Reclame Aqui” e pesquise a empresa. Entre no “Youtube” e pesquise algum vídeo de “teste” do produto, por algum youtuber. Mas veja mais de um vídeo, alguns youtubers podem estar com “parceria paga”, aí não dá pra confiar tanto. Cuidado mesmo, tem muito “golpe” por aí.
Se tem um deles que me apaixonei, são as “caixas” ou “boxes” bluetooth, onde se pode ouvir um som de extrema qualidade, conectando em qualquer “canto” de sua casa, ouvindo músicas diretamente de seu celular ou notebook. Algumas são de preço exorbitante, chegando a custar mais de R$ 3.000,00, mas existem muitos modelos com “bom som” e preços super acessíveis.
Em tempo: como bom amante dos “discos de vinil”, a Polyvox lançou uma “pick up” (toca discos), blue tooth, que não precisa de nenhuma outra ligação, é só colocar o disco e conectar em sua “box” preferida via bluetooth. Maravilha!
E por falar em “bluetooth” (sistema de comunicação entre aparelhos, sem o uso de fios e desenvolvido pela Ericsson na década de 90), não podíamos deixar de falar de nossa querida “Alexa”, amada por uns, odiada por outros, mas invejada por todos. Um dispositivo que mistura “gadget” com “widgets” (assunto para outra coluna), e se consolida como a “assistente virtual” mais vendida no Brasil.
Alexa é muito (in) útil, pois lhe dá as notícias do dia a qualquer momento, fala a previsão do tempo, resultado de jogos, receitas, conecta ao Spotify ou Amazon Music e toca a música pedida, conta piada e principalmente, pode ser conectada a “dispositivos de casa inteligente” e fazer café a um comando de voz, acender e pagar luzes, tvs, etc. Uma assistente e tanto, com vídeo ou sem vídeo. (esses dias testei a chamada em vídeo do celular par a Alexa de casa, e funciona mesmo). Inutilmente sensacional !
Nessa lista dos “hypes” devemos citar também: controles remoto de “tudo”, controles “turbo” de videogames, câmeras e impressoras portáteis de alta qualidade, canetas “espiãs”, scanners “de bolso”, dispositivos de “tradução instantânea”, carregadores solares portáteis, e por aí vai.
Logicamente existem uns gadgets que “forçam a barra” com suas inutilidades. Podemos verificar muita coisa por aí, que não dá para entender por que perderam tanto tempo e dinheiro para desenvolver uma “coisa” com tanta inutilidade. Como uma luminária que toca música e projeta o horário na parede de seu quarto, ou super raladores que não servem para nada, mixers a pilha que não aguentam mexer nem um copo de leite, porta toalhas com “ventosas” que não aguentam nem ‘toalhinha” de mão, ou até óculos que permitem você mexer no celular sem dobrar a nuca (super incômodo), …….a lista é bem grande !
Parando por aqui, espero ter conseguido “mergulhar” vocês em outro mundo também “geek”, e mostrado um pouco desse “mundo techno” para todos vocês.
Gostaram!
Se acha que esqueci de comentar algo, pode falar !
Comentários, dicas e qualquer coisa que queira falar, mande para geekpopfest@gmail.com
Fontes: Sites wikipedia.org, etymonline.com, techtudo.com.br
VAI ROLAR:
07 a 10 setembro – PRAIA GAMES – Praia Grande – @praiagamespg
09 e 10 setembro – ANIME SPIRIT – S. José Rio Preto – @anime.spiritoficial
09 e 10 setembro – ANIME QUEST – Limeira – @circuito.animegeek
Por: Celso Marcondes Filho / Fotos: Divulgação