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Universo Geek x Gastronomia x Marketing
Cada vez mais o nosso amado Universo Geek pop, tem sido utilizado pelas grandes redes de fast food, para atingir esse público “apaixonado” e consumidor. Assim como a abertura de lanchonetes “temáticas”, onde o público pode “conviver” também com mundos específicos, e fazer uma imersão dentro do universo de seu personagem favorito, além de “degustar” comidinhas com referências únicas.
Esses estabelecimentos oferecem desde ambientes totalmente decorados “instagramáveis”, até produtos temáticos e colecionáveis que encantam tanto crianças quanto adultos.
É o caso da lanchonete temática Bob Esponja – Burger & Restaurante, um espaço de mais de 1000 m² inaugurado no bairro do Itaim Bibi em São Paulo. É a primeira hamburgueria oficial da franquia no mundo inteiro, com temas do personagem mais amado da Nickelodeon. Uma parceria entre Nickelodeon, Paramount e Fan&Food, uma empresa especialista em entretenimento gastronômico no Brasil.
“Capiteanada” pela chefe Heaven Delhaye, responsável pelo menu, que inclui (logicamente) o famoso hamburguer de siri da lanchonete Siri Cascudo de propriedade do Sr. Sirigueijo.
Anos atrás o Burger King também já explorou o personagem, ao lançar um combo dos personagens com hambúrgers especiais e embalagens temáticas, além de transformar um de seus restaurantes em um espaço tipo “A fenda do Biquíni”. Aliás, a mesma rede de fast food, também já lançou um dos mais icônicos “combos” utilizando o tema da franquia “Stranger Things”. O menu inspirado numa das séries de mais sucesso da Netflix, incluía o “Upside Down Whopper”. O sanduíche era basicamente um Whopper servido de cabeça para baixo, uma referência direta ao “Mundo Invertido” da série (Waffle Burger), Batata Hellfire, Sundae Demogorgon e uma tatuagem temporária. Além disso, a campanha incluiu embalagens temáticas e brindes exclusivos para os fãs. Além de “customizar” algumas lojas também.
Ainda na “vibe” BK, 1 ano depois, foi lançado também um “Combo BK no Aranha Verso”, além da parceria com a franquia “A Família Addams”, trazendo uma coleção de seis personagens icônicos da série: Wandinha, Mortícia, Tio Chico, Primo It, Gomez e Mãozinha. Cada personagem vem com funcionalidades especiais, tornando os brindes ainda mais atrativos para os colecionadores.
Já o “Mcdonald´s” apostou no “K-Pop”, lançando um combo inspirado na banda “BTS”, com sanduíches diferenciados com “molho cajun” e “sweet chilli”, além é claro dos personagens do “BT21”, uma produção em conjunto do grupo mundialmente conhecido, BTS, e do aplicativo de mensagens Line. Um dos principais alicativos de mensagem da Ásia. Essa marca é composta por oito adoráveis personagens, cujos nomes são: Koya, RJ, Shooky, Mang, Chimmy, Tata, Cooky e Van.
Além do K-Pop, a mesma rede de fast-food, apostou também em outro “combo” de grande sucesso, inspirado na série “Friends” lançando a “Friends Box”, onde o “consumidor fã” ganhava a cada compra, um personagem diferente do seriado, em versões “funko pop” de Monica em sua roupa de chef; Chandler com o famoso corte de cabelo das primeiras temporadas; Phoebe com seu inseparável violão; Ross acompanhado do macaco Marcel; Joey segurando seu pato de estimação; Rachel, vestida de garçonete, em referência aos tempos em que trabalhava no Central Perk.
O “Bob’s” também entrou na onda geek ao apresentar brindes inspirados nos personagens da Looney Tunes. A coleção inclui personagens como Frajola, Patolino, Pernalonga, Piu-Piu e Taz em versões “Bad Boys”, com expressões mais sérias, visando atrair tanto crianças quanto adultos nostálgicos.
Algumas franquias, fora do universo das “megas”, também apostam no universo geek pop, é o caso da “Charada Burger”, com algumas unidades em São Paulo e Interior. Um conceito de hamburgueria temática de “vídeo games”, onde o público pode, além de degustar os sanduíches e sobremesas, podem jogar videogames de graça nas mesas onde são disponibilizados dois controles para diversão das crianças, e tirar fotos com cosplays no ambiente temático das lojas.
Outra hamburgueria temática é a “LE Burger”, intitulada a “hamburgueria mais geek de SP” e inspirada no universo geek e pet friendly. Sob a liderança do Chef Arthur Sauer, vencedor do reality show “Cozinha Sob Pressão”, cada prato é uma celebração de sabores únicos, resultado de sua experiência em renomados restaurantes no Brasil e no exterior. A decoração da LE Burger é um convite à nostalgia, com uma coleção de brinquedos que Sauer reuniu desde a infância, criando um ambiente acolhedor e divertido.
“Além mar”, (bem além mesmo), no Japão, as lanchonetes temáticas são bastante populares. Um exemplo é o “Pokémon Café” em Tóquio, oficial da franquia, onde os fãs podem desfrutar de pratos inspirados nos personagens da franquia Pokémon, como panquecas do Pikachu e curry do Eevee. A decoração é totalmente temática, proporcionando uma experiência imersiva para os visitantes. Tudo, mas tudo mesmo no menu, é customizado.
Outro exemplo é o Gundam Café, também em Tóquio, inspirado na série de anime “Mobile Suit Gundam”. O café oferece um menu temático, com pratos e bebidas que fazem referência aos personagens e mechas da série, além de uma loja com produtos exclusivos para os fãs.
Ainda em Tókio, o “Hello Kitty Café” onde os fãs da gatinha mais famosa do mundo anime poderão desfrutar de uma experiência imersiva e comemorativa nesse café temático. Um Menu temático incluindo “KITTY & MIMMY Afternoon Tea”, “Hello Kitty Sandwich” e “Apple Cream Rice”.
Bebidas exclusivas como “Strawberry Milk” e “KITTY & MIMMY Drink”.
Nos Estados Unidos, existem diversas lanchonetes temáticas que atraem fãs de cultura pop. O “Planet Hollywood”, por exemplo, é uma rede de restaurantes que combina refeições com memorabilia de filmes, oferecendo aos clientes a chance de jantar ao lado de figurinos e adereços icônicos do cinema.
Outra opção é o “Hard Rock Café”, que, embora seja mais focado em música, frequentemente apresenta itens relacionados a filmes e personagens geek, além de realizar eventos temáticos e exibir coleções de memorabilia de cultura pop. Uma franquia muito famosa que chegou ao Brasil também, na cidade de Ribeirão Preto.
As colaborações entre redes de fast food e franquias de entretenimento, bem como a existência de lanchonetes temáticas, proporcionam experiências únicas para os fãs de cultura geek e de desenhos animados. Essas iniciativas não apenas atraem entusiastas, mas também oferecem uma forma divertida e nostálgica de interagir com personagens e universos queridos, seja através de um combo especial ou de uma decoração imersiva.
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Fontes: saopaulosecreto.com, cnnbrasil.com.br, olhardigital.com.br, gkpb.com.br, brasileirosnojapao.com, economia.uol.com.br, leburgersecreto.com.br, meubias.com.br
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Por Celso Marcondes Filho / Fotos: Divulgação