Olá Geekers amados!
Hoje continuamos nossa série de entrevistas com pessoas que fazem e são parte da comunidade geek de Rio Claro e região.
Dessa vez meu “ilustre” convidado e amigo parceiro, é o Master das Galáxias, Clewerson Saremba. Ou somente “Saremba”, como é chamado.
Todas as vezes que nos reunimos, fico embasbacado com o dom e as ideias “mirabolantes” e criativas que só ele tem. Às vezes, nem dá para acompanhar, ou então temos que “amarrar” o pé dele pra não “voar” tanto….rsrsrsrs.
Saremba, foi idealizador juntamente com o colunista que vos fala, do GEEK POP FEST, um evento inovador e que veio para ficar. Na verdade, foi precurssor dos eventos “geek” na cidade de Rio Claro, como explica abaixo.
Tanto talento, fica difícil “conter” em uma só página, mas aqui vai um pouco do que é Clewerson Saremba, para vocês.
Mas vamos deixar ele “falar”:
– Apresente-se.
Olá, prazer! Sou Clewerson Saremba, um artista visual e diretor cinematográfico. Sou natural de Santa Catarina (RS) mas atualmente resido em Rio Claro|(SP). Meus passatempos favoritos incluem desenhar, mergulhar nas páginas de um bom livro e inventar brincadeiras criativas com meu filho de 9 anos, o Gabriel. Adoro explorar a criatividade em diversas formas e compartilhar momentos divertidos com ele.
– Dentro da sua “cronologia” de tempo, quando foi que o mundo geek te “pegou”?
Desde minha infância, fui cativado pelo mundo geek. Desde cedo, mergulhei nos quadrinhos dos Super Heróis Americanos, começando pelos clássicos como Superman, Batman, Capitão América e Homem-Aranha. Além disso, os desenhos animados na TV, como os da Disney e da Hanna-Barbera, sempre me encantaram e alimentaram minha paixão pelo universo geek.
– É sabido que você participou por um bom tempo, da equipe do nosso respeitadíssimo Maurício de Souza. Conte-nos um pouco mais sobre esses “tempos” ou “experiência”?
Em 2004, eu dirigia um estúdio de animação digital no Rio de Janeiro, o LABO CINE DIGITAL. Durante esse período, dirigi o longa-metragem de animação ‘A Turma da Mônica em uma Aventura no Tempo’. Foi quando tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o Maurício de Souza, com quem desenvolvi uma amizade muito legal.
Em 2010, ele me convidou para trabalhar no estúdio dele em São Paulo, a Mauricio de Sousa Produções (MSP). Aceitei o convite e permaneci lá até 2015. Foi uma experiência incrível, onde aprendi muito e participei de projetos fascinantes, contribuindo para o legado de um dos maiores ícones do Brasil.
– Qual o “projeto” ou “personagem” do Maurício que você mais se identificou ou trabalhou?
Um dos projetos mais empolgantes que tive a oportunidade de trabalhar ao lado do Maurício foi a nova Revista da Tina. Foi uma experiência incrível! Tive a responsabilidade de dar vida a Tina em uma nova versão, combinando elementos de revista jovem no estilo (CAPRICHO) com quadrinhos. Foi um desafio inspirador e gratificante que me permitiu explorar novas facetas criativas e me conectar profundamente com o universo da personagem.
– Logo depois, você teve seu próprio estúdio certo?
Em 2015, mudei-me para Rio Claro e montei um estúdio para continuar meu trabalho. Aqui, desenvolvo diversas criações, incluindo personagens, quadrinhos institucionais para empresas e pequenas animações em 2D no estilo digital cut-out.
– Quais personagens, ou “Jobs” de clientes que mais te deram “trabalho” ou melhor, prazer em fazer?
Na verdade, não tenho um preferido. Todos foram legais de trabalhar. Eu gosto muito do que faço. Tenho mais de 30 anos só fazendo isso!
– Das histórias em quadrinhos, para animações 2D, ou é “tudo a mesma coisa”?
Na verdade, não consigo escolher um favorito. Todos os personagens e projetos de clientes foram gratificantes de trabalhar. Sou apaixonado pelo que faço e tenho dedicado mais de 30 anos a essa profissão. Cada trabalho é uma oportunidade de mergulhar na criatividade e entregar o melhor resultado possível.
– Tem um “sistema” de produção que foi criado por você. Fale um pouco mais.
Eu o chamo de metodologia. Não é algo definitivo, pois estamos sempre aprimorando o método, adicionando novos elementos à medida que a tecnologia avança. Isso garante que o processo não se torne obsoleto. Meu método de trabalho combina animação tradicional com animação digital, utilizando uma variedade de softwares para alcançar os melhores resultados.”
– Você é considerado um dos mais respeitados profissionais quando falamos de “animação”. Qual a sua opinião, atualmente sobre a utilização comercial deste tipo de criação?
Na minha opinião, o mercado de animação é extremamente interessante e versátil, com múltiplas aplicações em diversas áreas. Pode ser utilizada na publicidade, educação, processos industriais, ambientes corporativos, comunicação e até nas relações humanas em geral. A animação não só atrai a atenção do público como também facilita a compreensão de conceitos complexos, tornando-se uma ferramenta indispensável em várias frentes.
– E a IA ou AI, para você, acha que veio para “tirar trabalho” dos artistas, ou para “somar e agregar”?
Eu mesmo tenho utilizado! Certamente, ela veio para agregar muito, trazendo velocidade aos processos de trabalho.
– Complementando a pergunta acima: Tem volta?
Acredito que não há retorno. Talvez um dia, com uma máquina do tempo… (risos). Tudo evolui e precisamos acompanhar essa evolução para não ficarmos no passado. Cabe ao artista colocar seu DNA em cada trabalho e usar cada tecnologia com sabedoria.”
– Já em Rio Claro, montou a Criatore Estúdio e deu aulas de desenho em instituições de ensino da cidade e no Corvo, estúdio de desenho. O que te trouxe a Rio Claro, e o que tem “saudades” de fazer?
Nada em particular! Estou sempre em movimento, engajado em novos projetos. Tudo o que já fiz me trouxe muito prazer, e algumas coisas posso fazer novamente, pois tudo é cíclico.
– Temos várias empresas que possuem sua marca registrada em logomarcas na cidade. Quais você destacaria?
Houve tantas marcas e logotipos ao longo do tempo que seria injusto não mencionar algumas. Não me considero um designer de Marcas exatamente. Tenho um estilo de trabalhar; gosto de colocar ilustração nas LOGOS que crio, mais do que formas abstratas e linhas. No entanto, tive o privilégio de colaborar com empresas de diversos setores do mercado local. É sempre gratificante ver meu trabalho representado em produtos, fachadas de lojas, embalagens e nas postagens das redes sociais dessas empresas.
– Sei que você tem um “projeto sonho” “engavetado”, que é simplesmente sensacional. Fale sobre ele.
Tenho vários. Tanto para filmes de animação, quanto para projetos sociais de engajamento e capacitação profissional. Atualmente estou focado num projeto de evangelização infantil que se chama: MEU TEMPO COM DEUS – Sementes. Estou muito empolgado com ele.
– Dentre suas muitas habilidades e dons, você também foi precursor dos eventos “geek” na cidade, que começou com o CocComics, na escola COC. Depois disso, lançou junto com esse colunista o GEEK POP FEST, evento inovador no meio geek. Conte sobre essas experiências.
Sempre participei de eventos voltados para quadrinhos. Em Rio Claro, criei um evento cultural dentro de uma escola que unisse várias artes: escultura, dança, desfile de cosplay, mágica, expositores de produtos nerd, videogames e muitos covers e sósias de personagens de animes e filmes. Este formato durou três anos consecutivos. Então, me juntei ao Celso Marcondes para levar a ideia a outro nível, criando um evento geek mais profissional para um público geral.
– Qual sua “verdadeira paixão” dentro do mundo geek?
Minha verdadeira paixão está na atmosfera que o universo nerd cria. É fascinante testemunhar tantas pessoas engajadas e apaixonadas por esse tema.
– Muita coisa mudou desde que “nerd” era uma palavra pejorativa. Hoje “geek” tem uma outra conotação e virou um mercado gigantesco. Conte, na sua opinião, como você “visualiza” todo esse mercado geek que cresce ano a ano.
Ainda vemos, especialmente nas cidades do interior, eventos em escolas que lembram feiras estudantis ou de ciências. Embora sejam legais, esses eventos ainda são bastante minimalistas. Ao participar de grandes eventos em São Paulo, percebemos uma abordagem completamente diferente. Os grandes eventos buscam inovação para atrair mais público, com um forte foco comercial, dado que o mundo geek movimenta um mercado lucrativo e interessante.
Em Rio Claro, temos muitos comerciantes e artistas que produzem trabalhos manuais exclusivos, além de muitos cosplayers e dançarinos de K-pop com talentos únicos. No entanto, os eventos produzidos na cidade são muito semelhantes entre si. Seria necessário reunir todos esses talentos e propor algo novo e diferente, sem perder a essência principal do universo nerd/geek.
– Para terminar, mande um recado para quem gostaria de “mergulhar” nesse mundo do design, animação e desenho de HQs, e por onde começar.
A jornada do design, animação e desenho de HQs é repleta de desafios, mas também de recompensas inigualáveis. É um caminho que exige dedicação, paciência e uma boa dose de paixão, mas que também oferece oportunidades infinitas de crescimento pessoal e profissional.
Por onde começar nessa jornada incrível? Comece explorando sua criatividade sem medo de experimentar. Aprenda com os mestres, estude as técnicas e ferramentas disponíveis, mas nunca deixe de imprimir sua marca pessoal em cada obra que criar. Permita-se errar, pois é nos erros que encontramos os melhores aprendizados.
Para conhecer mais do “mundo” de Clewerson e seu trabalho, acesse Instagram: @ilumia_arte_design e @criatore_estudio_oficial
Keep Geeking!!
Keep Rocking!!!!!
Gostou? Comentários, dicas e qualquer coisa que queira falar, mande para geekpopfest@gmail.com
VAI ROLAR:
09 de junho – CRUZEIRO ANIME FEST – Cruzeiro – SP – @cruzeiroanimefest
16 de junho – AGITA GEEK RIO CLARO – Rio Claro – SP – @agitageekrioclaro
Por: Celso Marcondes Filho / Fotos: Divulgação