Olá Geekers amados!
Hoje continuamos nossa série de entrevistas com pessoas que fazem e são parte da comunidade geek de Rio Claro e região. Mas vamos começar uma série para conversar exclusivamente com pessoas que organizam e promovem eventos, ou seja, “Organizadores de Eventos”
Todos sabem que para se organizar um evento, o “check list” de coisas a se fazer ous erem resolvidas, é gigantesco, esco, esco.
E um evento, por ser um “ser vivo”, muda a todo momento e “coisas” que não haviam sido pensadas, acontecem, colocando toda nossa resiliência e capacidade de resolução de problemas, à toda prova.
Em eventos, acontecem “eventualidades”, e temos que estar sempre prontos para resolver situações inesperadas, da melhor maneira possível.
Um “organizador/promotor” de eventos, tem um pouco de mágico, psicólogo, administrador, artista, paciência, resiliência, criatividade e um tanto de “loucura”.
Essa semana, vamos falar com Juliver Paladino, que formatou uma rede de eventos em algumas cidades de nossa região.
Uma aposta que vem servir toda a comunidade geek, bem como todas as cidades envolvidas.
Mas vamos deixar ele “falar”:
– Apresente-se.
Júlio Rodrigues Pinheiro mais conhecido como Juliver Paladino.
De família de paulistanos por parte de pai e mineiros por parte de mãe, hoje vivo em Cosmópolis.
Gosto muito de eventos, cinema, viajar, eu sou organizador de eventos embora “viciado” em entrar em uma CLT ou outra.
– Dentro da sua “cronologia” de tempo, quando foi que o mundo geek te “pegou”?
Desde que nasci, pois minha mãe colocava eu e meus irmãos na frente da televisão, sintonizada na extinta Rede Manchete, justamente quando estava passando Cavaleiros do Zodíaco, Jaspion, Cyber Cops, e também no canal Cultura onde passava muitas histórias de lendas.
– O que levou você a começar a promover eventos?
Eu entrei na organização do Cosmo Anime Geek como voluntário fazendo algumas artes, editando e divulgando o evento e postava vídeos sobre, no meu canal que é focado nisso em eventos de anime da região. Então em 2020 o criador do Cosmo Rubinho, passou a organização para mim e só pude fazer eventos em 2022 no mês de março, quando na região eu fui o primeiro a voltar com os eventos Geek no pós pandemia.
– Existe alguma “referência” de pessoa, empresa, evento, ou algum parâmetro de “aonde você quer chegar” com a promoção de eventos?
Para ser franco não, eu gosto de ser autêntico e inovador. Um exemplo, eu inventei dois circuitos de eventos diferentes e já estou sendo referência pois outra organização já copiou isso, mas pretendo começar a fazer eventos em espaços maiores para testar outros planos que tenho em mente. Além disso gostaria muito de implementar nos eventos as muitas aventuras que temos em mente.
– Quais os eventos que fazem parte do rol da Paladino Studios?
Hoje temos NO CIRCUITO ANIME GEEK:
– Cosmo Anime Geek na 6ª edição
– Campinas Anime Geek com 4 edições
– Lima Anime Geek com 3 edições
– Paulínia Anime Geek
– No Circuito ANIME QUEST, temos:
– AnimeQuest Pátio Limeira Shopping
– AnimeQuest São Paulo Cantareira
– AnimeQuest Campinas
– Planos futuros?
Quero montar minha loja física e lá ser um point para jogar card game e RPG de mesa, um lugar onde vende mangás e peças cosplay assim como ingressos para meus eventos e eventos de meus parceiros na rede Paladino Studios.
– Quando falamos em promoção de eventos, no seu caso envolve toda a organização também, e sabemos que há muitas dificuldades. Mas qual o maior “entrave” que já passou para inaugurar um evento?
Meu maior entrave sou eu mesmo por que se dependesse de mim eu faria um evento todo final de semana.
– Fale sobre seu “staff”.
Staff são os anjos da guarda que não me deixam fazer eventos todo final de semana.
– Você se identifica com algum Tokusatsu ou que “tipo” de geek person você se denomina?
No RPG Claro eu sou o Paladino, no Tokusatsu curto o Black Come Rider já nos animes existe um empate entre Yugioh e Guts do Berserk.
– Qual sua “verdadeira paixão” dentro do mundo geek?
Ver minha esposa Thay feliz como cosplay novo dela, isso me deixa apaixonado.
– Muita coisa mudou desde que “nerd” era uma palavra pejorativa. Hoje “geek” tem uma outra conotação e virou um mercado gigantesco. Conte, na sua opinião, como você “visualiza” todo esse mercado geek que cresce ano a ano.
É meu dever estar feliz com isso e também com o aumento de eventos em várias cidades e várias culturas se unindo para dar apoio aos otakus pois em comparação há alguns anos atrás, o número de participantes nos eventos médios era bem maior, lembro de filas enormes onde se ficava 1 hora para conseguir entrar no evento e chegando lá valia a pena pois os valores eram acessíveis o que hoje mudou, creio que logo teremos menos eventos pequenos porém até lá muita coisa vai mudar, vamos investir em várias frentes para que a Paladino Studios cresça.
– Para terminar, mande um recado para quem gostaria de “mergulhar” nesse mundo da organização de eventos, e quais eventos recomendaria para visita, que vc também vai?
Bom pessoal se você leu até aqui muito obrigado por se interessar, os eventos Geek tem algo em comum que é deixar o participante entrar em…outra dimensão assim que passa pela recepção
E ver a reação de alguém em frente a sua construção. O personagem que você construiu com suas mãos, ou que comprou pela internet e chegou de avião. O que importa é o tempo, dinheiro e dedicação.
Inesquecível é encontrar a voz que dubla aquela lembrança, abraçar o ator que te faz voltar a infância
A pelúcia ou o chaveiro, o quadro o espelho
As cartas, os posters o anel e o brinco o hentai travesseiro
Não importa pois está passando ali as tartarugas Ninja atrás Naruto que está com a Saori no colo.
Preciso tomar um chá gelado no Maid Café até mais pessoal.
Instagram: @circuito.animegeek
Keep Geeking!!
Keep Rocking!!!!!
Gostou? Comentários, dicas e qualquer coisa que queira falar, mande para geekpopfest@gmail.com
VAI ROLAR:
13 a 18 maio – SCXP 2024 – São Carlos – SP – @scxpgameexperience
19 de maio – VOF 2024 – Votuporanga – SP – @votuotakufest
Por: Celso Marcondes Filho / Fotos: Divulgação