Olá Geekers amados!
Hoje vamos mergulhar no “metaverso” ou mundo único dos “SPIN OFF”.
Mas que catzo é isso?
Segundo o “pai dos burros”, que antigamente era nosso mais famoso dicionário da língua portuguesa, Aurélio, e agora é tudo pelo “tio” Google, ou até pelo “primo” Chat GPT”, Spin off é: um termo utilizado para designar algo que foi derivado de algo já desenvolvido ou pesquisado anteriormente. É utilizado em diversas áreas, como em negócios, na mídia, em tecnologia, etc.
Ou seja, se em um lançamento de filme, série, anime, vídeo game, ou qualquer outro tipo de meio de entretenimento, ou gadget de tecnologia, um personagem de destacar ao ponto de fazer tanto sucesso quanto o protagonista perante o público, esse personagem corre o risco de se tornar um spin off do filme principal, ganhando um espaço somente dele, um filme somente dele, ou uma HQ somente dele, enfim… deu pra entender?
Em tempo: No mundo corporativo por exemplo, o Paypal é uma empresa “spin off” da Ebay. O programa de milhagem Smiles, é um spin-off da Gol. O Playstation, é um spin-off da Sony.
Hoje em dia, no mundo dos filmes e séries, fica até difícil saber se isso foi realmente orgânico, ou se já foi arquitetado previamente, e tudo já antecipado para o lançamento desse spin off.
Deixo isso para vocês pensarem perante os 10 principais spin-offs que estaremos conhecendo por aqui e agora (a seleção foi do colunista que vos escreve).
Logicamente a lista é bem maior se incluirmos também outros “gêneros” de filmes e séries, etc.
Mas vamos lá:
“Rogue One: Uma História Star Wars” (2016) – Lucasfilm
Este spin-off de “Star Wars” narra a corajosa missão de um grupo de rebeldes que planeja roubar os planos da Estrela da Morte, crucial para a trama principal da saga. Apesar de ser uma história única, “Rogue One” se encaixa perfeitamente na cronologia de “Star Wars” e foi bem recebido tanto pela crítica quanto pelo público, enriquecendo o universo com novos personagens memoráveis.
“Animais Fantásticos e Onde Habitam” (2016) – Warner Bros
Derivado do universo de “Harry Potter”, este filme segue as aventuras do magizoologista Newt Scamander. Ambientado décadas antes da história de Harry Potter, ele explora a magia em uma nova era, em um cenário diferente: Nova York. Já fez tanto sucesso que já está no filme número 3.
“Better Call Saul” (2015-2022) – AMC
Este spin-off da aclamada série “Breaking Bad” foca no advogado Jimmy McGill e sua transformação no questionável Saul Goodman. A série, que concluiu sua história em seis temporadas, oferece uma visão mais aprofundada do universo “Breaking Bad” e é considerada uma das melhores séries de televisão de todos os tempos. Quem assistiu “Braking Bad”, ficou apaixonado pelo personagem do advogado.
“Gotham” (2014-2019) – Warner Bros Television
Esta série é um spin-off que explora a origem de vários personagens icônicos do universo Batman, focando no jovem Bruce Wayne e no detetive James Gordon. Ao longo de suas cinco temporadas, “Gotham” apresentou uma visão única da cidade antes da chegada do Batman, com um tom mais sombrio e uma abordagem de história policial.
“O Livro de Boba Fett” (2021) – Lucasfilm
Este spin-off de “Star Wars” se concentra no lendário caçador de recompensas Boba Fett e sua parceira Fennec Shand, enquanto eles tentam reivindicar o antigo território de Jabba, o Hutt, em Tatooine. A série expande a história de Boba Fett e explora novos aspectos da galáxia de “Star Wars”.
“Loki” (2021) – Marvel Studios
Esta série do Universo Cinematográfico Marvel segue o Deus da Trapaça em suas aventuras através do tempo e do espaço, após os eventos de “Vingadores: Endgame”. “Loki” introduz a Autoridade de Variância Temporal (AVT) e tem implicações significativas para o futuro do MCU, com duas temporadas já lançadas.
“Minions” (2015) – Illumination Entertainment
Este filme de animação é um spin-off da franquia “Meu Malvado Favorito”, focado nos adoráveis e atrapalhados Minions (quem não se apaixonou por eles). Após o sucesso do primeiro filme, uma sequência, “Minions: The Rise of Gru”, foi lançada em 2022, explorando a origem da relação entre os Minions e o jovem Gru.
“The Mandalorian” (2019) – Lucasfilm
Esta série de ação ao vivo é um spin-off do universo “Star Wars”, centrada no misterioso Mandaloriano, um caçador de recompensas que viaja pelos confins da galáxia. A série introduziu o adorado personagem Grogu, também conhecido como Baby Yoda. Que já gerou um filme “spin off” da série, O filme The Mandalorian & Grogu está previsto para 2024. Essa série foi um sucesso instantâneo, com várias temporadas planejadas e spin-offs derivados, como “Ahsoka” e “Rangers of the New Republic”(spin off do spin off).
“Puss in Boots” (2011) – DreamWorks Animation
“Gato de Botas” é um spin-off da série de filmes “Shrek”, focado no carismático felino. O filme foi bem-sucedido, levando à produção de uma sequência, “Puss in Boots: The Last Wish”, lançada em 2022, que continua as aventuras do Gato de Botas.
“X-Men: First Class” (2011) – 20th Century Fox
Este spin-off, que tecnicamente seria um prequel do universo X-Men, foca nos jovens Charles Xavier e Erik Lehnsherr e na formação da primeira equipe de X-Men. A série de filmes “First Class” ajudou a revitalizar a franquia X-Men, com sequências que exploram diferentes períodos históricos e eventos significativos do universo mutante.
Em tempo: Um prequel, também conhecido como prequela ou prelúdio, é uma história que se passa antes da obra original. Os prequels podem não ser sobre o protagonista, mas podem apresentar a origem de personagens ou acontecimentos do universo apresentado no primeiro filme.
Spin-offs oferecem uma oportunidade única de explorar aspectos inexplorados de universos amados, dando aos fãs mais do que eles adoram, ao mesmo tempo em que atraem novos públicos.
E você, tem algum spin-off favorito? Compartilhe conosco.
Keep Geeking!!
Keep Rocking!!!!!
Gostou? Comentários, dicas e qualquer coisa que queira falar, mande para geekpopfest@gmail.com
Até a próxima, aventureiros.
VAI ROLAR:
13 e 14 abril – FEIRA GEEK – 1ª EDIÇÃO – São Paulo – @feirageekbr
21 de abril – ANIME ARTS – Sorocaba – @animeartsoficial
Por: Celso Marcondes Filho / Fotos: Divulgação