Olá Geekers amados!
Essa semana, estaremos mais uma vez trazendo para vocês, uma entrevista descontraída com mais um “personagem” que faz a comunidade geek acontecer.
Estamos falando de Victor Alex do canal Vale o Play, que foi segundo apresentador no Geek Pop Fest 2023, juntamente com Ayu Bacos.
Victor é “ativista” cultural geek e aficionado por séries e cinema, e após essa “convivência” durante e depois do GPF 2023, temos o prazer de trazer mais um pouco de as vivências por aqui.
Vamos lá:
– Apresente-se.
Sou o Victor Allex tenho 25 anos e faço conteúdo para meu canal no Youtube e Instagram, gravando vídeos indicando e trazendo curiosidades de filmes e séries em geral.
O canal já tem 2 anos de existência e acumula mais de 140 mil visualizações. Se inscreve lá para me ajudar: Valeoplay (Tik Tok e Instagram também)
Meu hobby principal é jogar futebol, o que amo fazer. Mas também pratico outros esportes. Também amo jogar jogos de tabuleiro os “board games”. Mas é lógico que unindo o útil ao agradável, passo o maior tempo assistindo filmes e séries. Principalmente os lançamentos. Sou formado em Publicidade, em São Paulo, onde moro atualmente, e amo o mundo da comunicação.
– Dentro da sua “cronologia” de tempo, quando foi que o mundo geek te “pegou”?
Desde pequeno, sempre adorei o universo Geek, mas me apaixonei por animes e ficção aos 8 anos de idade assistindo cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball, meus preferidos. Também sou um grande fã de Harry Potter. Posso dizer que Cavaleiros do Zodíaco foi minha primeira paixão.
– O que levou você a começar o seu canal, o Vale o play?
O que me fez criar o canal foi a referência do Peter Jordan criador do canal muito famoso “Ei Nerd!”. Através dele vi que era possível criar um canal com conteúdos informativos e relevantes. Assistindo ao conteúdo que ele criava (e ainda cria), me impulsionou a ter coragem de criar meu próprio canal.
Como sempre gostei de filmes e séries e vi que as pessoas gostavam das minhas indicações, então por que não ajudar outras pessoas? Assim começou o canal Valeoplay. Na raça e na coragem, driblando minha timidez e tentando melhorar a cada conteúdo.
– Existe alguma “referência” de pessoa, ou algum parâmetro de “aonde você quer chegar” com a mídia?
Me inspiro no Peter Jordan para trazer vídeos informativos e descontraídos se eu conseguir 10% da relevância que ele tem já estarei “mega feliz” com o resultado. Mas me dedico para um dia alcançar uma boa monetização, pois também tenho planos para minha carreira na publicidade.
– Explorando um pouco o “mercado geek”, o que você acha que deveria ser também “lembrado” pela indústria cinematográfica, para também ser explorado?
Acredito que o mercado cinematográfico poderia investir mais em animações, no formato de filme ou série do universo dos quadrinhos mais antigos, assim poderiam conquistar crianças como um novo público e trazer um lado nostálgico para os amantes raiz de Hqs.
A produção em massa de filmes de heróis sem a devida fidelidade, acaba não agradando os fãs e deixando a qualidade ruim, o que faz o público enjoar e ficar saturado do gênero. Muita “invenção” em cima de algum título que fez sucesso, muito Spin Off.
Em tempo: Um spin-off é uma obra derivada de uma série, filme ou franquia já existente, que se concentra em um personagem, grupo de personagens ou universo paralelo, expandindo a narrativa original. É como se um personagem secundário ou uma trama paralela ganhasse os holofotes, contando sua própria história e explorando novas dimensões.
Por exemplo, imagine um filme sobre um personagem coadjuvante carismático que chamou a atenção do público em uma saga famosa. Esse personagem ganha sua própria história, permitindo aos fãs mergulharem mais fundo em seu universo, conhecendo melhor suas motivações, desafios e aventuras.
A série de filmes “Animais Fantásticos” é um exemplo de spin-off do universo de Harry Potter. Essa série é ambientada no mesmo mundo mágico criado por J.K. Rowling, mas se passa várias décadas antes dos eventos da série original de Harry Potter. Outro exemplo famoso de spin-off é a série “Better Call Saul”, que é derivada da aclamada série “Breaking Bad”. Enquanto “Breaking Bad” conta a história de Walter White, um professor de química que se torna um produtor de metanfetamina, “Better Call Saul” foca em um dos personagens secundários, Saul Goodman, um advogado astuto e moralmente flexível.
Mas “spin off” é assunto para outra coluna. Voltemos ao Victor.
– Você se identifica com algum Tokusatsu ou que “tipo” de geek person você se denomina?
Não sou muito Tokusatsu, mas sempre gostei muito de Power Rangers quando era mais novo e acredito que os Rangers conquistam diversas crianças até os dias de hoje. Sou mais Animegeek.
– Qual sua “paixão” dentro do mundo geek?
Minha paixão no mundo Geek é Harry Potter, Naruto, Dragon Ball e também gosto muito do Batman e dos X-men.
– Você foi convidado para ser segundo apresentador no GEEK POP FEST 2023. Conte um pouco mais sobre essa experiência.
Foi um convite inesperado e muito importante. Consegui aprender bastante com a Ayu Bacos, apresentadora oficial, e consegui fazer um contato maior com as pessoas que amam o universo Geek. Mal posso esperar para estar na 3ª edição do evento que vai acontecer em setembro.
– Muita coisa mudou desde que “nerd” era uma palavra pejorativa. Hoje “geek” tem uma outra conotação. Conte, na sua opinião, sobre essa transição e o que você “visualiza” como sendo o “Universo Geek” hoje.
Acho legal o termo Nerd que era uma rotulação ruim passar para algo positivo, a comunidade Geek sempre abraça novos membros e acredito que por isso cresce cada vez mais
O universo antigamente era muito nichado em animes e Hqs mas agora está expandindo cada vez mais, incluindo diversos filmes e séries de Ficção científica no universo Geek, além de explorar novas “mídias” ou metaversos, o que torna cada vez mais amplo o espectro da cultura geek.
– Como você “vê” hoje, o momento cultural que estamos vivendo?
Não se tinha muitos eventos para o público Geek antigamente e atualmente vemos que essa área cultural cresce cada vez mais. Eventos pequenos e também mega eventos acabam reunindo pessoas do Brasil todo e estimulando a economia e turismo entre cidades diferente. Acredito que estamos vivendo uma efervescência geek muito boa.
– Como parceiro também do Geek Pop Fest, acha importante eventos culturais como esses?
Acho muito importante pois conseguimos fazer a paixão dos fãs aumentarem cada vez mais com as obras, e também fazendo as pessoas terem amizades e conexões reais com pessoas, e ao mesmo tempo, estimulamos a economia e turismo da cidade e de toda uma região, o que acho mais importante.
– Para terminar, mande um recado para quem gostaria de “mergulhar” nesse mundo da mídia, abrir seu canal, conseguir retorno. Como começar?
O mais importante é fazer algo que amamos. E se você tem algo criativo e informativo para passar para as pessoas, simplesmente faça, DO IT!, e comece a ser um criador de conteúdo também. Talvez o seu pensamento e paixão pode ser a de outras milhares de pessoas. O retorno acontece naturalmente após isso.
Fico muito contente pela entrevista nessa coluna e convido todos vocês a acompanharem o Valeoplay no Youtube e mídias sociais.
Acompanhem o trabalho do Victor: @_valeoplay_ no Instagram e Tik Tok
Keep Geeking!!
Keep Rocking!!!!!
Gostou? Comentários, dicas e qualquer coisa que queira falar, mande para geekpopfest@gmail.com
Até a próxima, aventureiros.
VAI ROLAR:
07 abril – GEEK TIME – Atibaia – @geektime.oficial
13 e 14 abril – FEIRA GEEK – 1ª EDIÇÃO – São Paulo – @feirageekbr
Por: Celso Marcondes Filho / Fotos: Divulgação