Olá Geekers amados, ou simpatizantes da coluna.
Hoje continuaremos nossa “série” de entrevistas com pessoas, artistas, entusiastas e parceiros e amigos, engajados na difusão da cultura geek na cidade e no Brasil.
A “personagem” dessa quarta feira, é uma grande surpresa para nós que organizamos o GEEK POP FEST, pois foi com muito prazer e felicidade que conhecemos essa “persona” tão especial que é a AYU BACOS ou Bruna Domingos.
Foi um “casamento” à primeira vista, ela se apaixonou pelo evento, e se prontificou de imediato em participar e colaborar conosco. E do nosso lado, não foi nada difícil se apaixonar pela pessoa carismática, proativa e profissional e ligada no 220V que é.
Mas vamos parar de “falar” e deixar ela mesmo se apresentar melhor:
– Apresente-se.
Oi galera tudo bem? Prazer, me chamo Bruna Alana Messias Domingos, conhecida no mundo geek como Ayu. Sou natural de São José dos Campos, capricorniana, sonhadora, comprometida e com um temperamento fora do normal. Gosto de desafios, sou reservada, porém me adapto fácil a qualquer situação. Além da minha vida profissional fora do mundo geek, hoje atuo nos eventos como apresentadora, jurada cosplay e kpop e como atração para bate papos e afins. Minha maior conquista até o momento foi poder fazer parte da banca de júri desfile da CCXP 2023, agradeço muito por essa oportunidade. Fora isso, já fiz entrevistas com grandes artistas, o que me orgulho muito como profissional. Estou sempre em aprendizado e gosto de receber feedbacks do meu trabalho para crescer cada vez mais. Brinco que minha missão no mundo cosplay é ser aquela pessoa chata que dá um pontapé em você que sonha em entrar nesse mundo e tem vergonha. Sou aquela que aponta o dedo pra ti e fala “você consegue!”. Essa sou eu. Sempre ligada no 220v, amo conversar, a mãezona dos eventos, apaixonada por animes shounen (em especial Hunter x Hunter) e pelo Katsuki Bakugou.
– Nadadora olímpica, engenheira…. quando foi que o “palco” entrou em sua vida?
Comecei minha vida de nadadora mais ou menos com 14 anos em paralelo com a dança, na época eu fazia danças urbanas no período da tarde. Então basicamente era 3x por semana natação e 2x por semana dança. Depois que subi um pouco o nível da carreira de natação com competições para cidades mais longes e de outros estados, meus treinos eram de madrugada, tipo 5h da manhã, daí eu ia para a escola, chegava, almoçava e voltava a nadar umas 14h até as 17h e nisso abandonei a dança e fiquei somente na natação até o ensino médio, onde parei pra focar nos estudos. Concluindo o Ensino Médio, fui para a faculdade de Engenharia onde comecei como Eng. da computação e não curti, no segundo ano, mudei para Engenharia Industrial mecânica, sendo minha base profissional atualmente que é Projetista Industrial mecânica especializada em estrutura e interiores de aviões.
Depois dessa história toda de introdução, logo após que me formei na faculdade e já estava trabalhando na área, fui desligada pois a empresa que eu estava não estava bem no mercado, empresa pequena e tal e como eu já tinha uma base de teatro, porque não tentar voltar e me especializar? Foi quando eu comecei a fazer o curso especializado para tirar DRT, porém acabei parando para entrar em uma companhia de teatro infantil e como viajava muito não deu pra continuar o curso. Agora, os palcos em relação em ser apresentadora de eventos geeks, veio por acaso em uma oportunidade que surgiu por eu já ter uma base no teatro, por ser animadora de festas e frequentar eventos de anime desde 2007 e deu certo. Estou firme e forte até hoje.
– Sabemos que hoje é um grande nome do mundo Cosplay, inclusive influenciando outros a entrarem nesse universo. Qual foi seu primeiro Cosplay e aonde?
Primeiramente me sinto muito honrada por ser referência para muitos no mundo cosplay. Quero mostrar para os que estão se aventurando pela primeira vez que eles podem fazer e ser quem eles quiserem. Meu primeiro cosplay foi improvisado em 2016 no Anime Friends com a personagem chamada Lucy Heartfilia do anime Fairy Tail. Na época eu nunca tinha usado lente na vida então optei por não usar por ter medo de dar ruim, pois ainda não tinha ido ao oftalmo para verificar se eu podia e a roupa foi feita por costureira. O cabelo usei o meu mesmo. Acessórios eu que fiz com materiais de casa. Não importa como eu estava, me diverti horrores no meu primeiro evento vestido de cosplay e quando as pessoas pediram pra tirar fotos comigo, me senti maravilhosa. Desde quando comecei a frequentar eventos geeks em 2007, sempre tive vergonha de fazer um cosplay pela primeira vez e demorei 9 anos pra criar essa coragem, então, é difícil sim fazer cosplay pela primeira vez.
– Além dos eventos geeks, você também tem tempo na agenda para eventos corporativos?
Eu trabalhei para 3 agências de festas, uma de eventos de recepção de casamentos, festas de debutantes/15 anos, outra de hora do horror para escolas e pubs e a última de festas infantis. Hoje não faço mais parte de nenhuma por falta de tempo, pois os eventos acabam coincidindo com as datas dos eventos geeks que é mais prioridade hoje. Tenho saudades das festas, porque acabam sendo diferentes do mundo geek por causa do público, mas todos são bem legais e divertidos, tendo espaço na agenda eu super toparia fazer um aniversário infantil ou algo do tipo.
– Qual foi seu maior desafio em relação a eventos geek?
Me acostumar a entrevistar ídolos e artistas que sou muito fã. É da nossa natureza ficar ansiosa e muito feliz quando vemos nossos ídolos e conversamos com eles, porém no cargo que exerço como apresentadora eu tenho que manter a postura e não demonstrar isso. Logicamente às vezes escapa, mas hoje em dia eu sei me conter e com o passar das entrevistas fui ficando mais profissional. Hoje tenho orgulho de conseguir disfarçar bem, mas também não perco a oportunidade de pedir foto ou autógrafo.
– Vc foi apresentadora do GEEK POP FEST 2023 Rio Claro. Conte-nos como foi sua experiência, pela primeira vez pelas “bandas de cá”.
O que dizer do evento que me tratou tão amorzinho. Primeiramente falando do evento que foi super organizado, os staffs tiveram todo cuidado com todos que estavam trabalhando ali, com as atrações e com o público. Tinha diversas atividades como salas temáticas, entrevistas com dubladores, apresentações no palco e muito mais. Tudo muito lindo. Minha experiência no evento como apresentadora não tenho que falar além de só soltar muitos elogios. Era minha primeira vez na cidade e vou te contar, que público maravilhoso, fui recebida e acolhida com muito carinho. Pra finalizar, recebi presentes e mimos lindos do evento. Obrigado Geek Pop Fest.
– Além de sua carreira artística, o que vc gosta também de fazer no seu dia a dia?
Além da carreira artística, eu sou Engenharia projetista Aeronáutica, então quando não estou gravando conteúdo em casa ou não estou em eventos geeks, tirando meu trabalho diário de projeto, estou visitando minha família que mora em sítio. A mudança de cenário da cidade pra zona rural ajuda a descansar a cabeça. Saúde Mental é tudo.
– Falando de futuro, o que planeja para sua carreira?
No momento, na parte profissional, estou fazendo Pós graduação de gestão de projetos com a intenção de me especializar mais na minha área. E em contrapartida na área artística, pretendo voltar para terminar o curso de teatro e tirar meu DRT. Estou fazendo mini cursos de moda e costura para a especialização como jurada cosplay e para abranger mais meus conhecimentos. Já como apresentadora, tenho estudado várias formas de entreter o público estudando cada vez mais as personalidades das pessoas e sempre buscando o que tem de novo no mundo geek e agora como streamer iniciante, no mundo gamer também.
– Para quem gostaria de “entrar” nesse mundo geek, Cosplay, e não sabe como, o que você recomendaria?
Além de não parar a sua vida pessoal, pois é a primeira coisa que aconselho, você pode começar a pesquisar um personagem que gosta e que não seja complicado para começar. Lembrando que o seu primeiro cosplay irá te marcar para o resto da sua vida. Pode pesquisar também confecções e artigos de perucas, lentes e figurinos, aposte brechós, pesquise muito e não saia comprando o primeiro que achar. Peça sugestões e dicas de amigos que já estão na área. Assista tutoriais de maquiagem e de como colocar perucas. E só pra deixar registrado, nunca se esqueça do porque você começou a fazer cosplay, da sua motivação que te fez entrar nesse mundo e lembre-se de se divertir sempre!
NOTA: Agradecemos a participação da Ayu que sempre se disponibiliza em nos atender, e dizer que será sempre nossa principal apresentadora.
Para contato e ver mais do que ela faz, acesse as redes sociais dela:
- Instagram: @ayu.bacos
- Tik Tok: @ayu.badomincos
Até a próxima, aventureiros.
Gostou? Comentários, dicas e qualquer coisa que queira falar, mande para geekpopfest@gmail.com
Por: Celso Marcondes Filho / Fotos: Divulgação