E aí Geekers…..cês tão bão ?…..eu tô bão !
Calor né moçada! Dormindo no chão com o ventilador ligado em cima, ou com o ar condicionado “no talo”?
Seja lá qual sua condição de “dormida”, o sono tá truncado.
Água sai do filtro pra fazer chá quente, e nós aqui em casa, aproveitando promoção de piscina plástica pra pelo menos molhar o “corpinho”……rsrsrsrs.
Pensando e “sofrendo” com esse calorão “El Niño”, hoje vamos falar nada mais, nada menos, dos super-heróis que dependem do nosso “amarelão” astro rei, para obter sua força, sua sobrevivência, ou seus poderes, além de nós “reles” seres humanos.
Em tempo: SOLARIS = do sol.
Aqui na nossa “redondinha” azul, onde vivemos, caso o sol se “apagasse”, veríamos ele se apagar em 8 minutos e 20 segundos (o tempo que a luz do sol demora para chegar à Terra) e teríamos mais algumas semanas de vida. O isolamento térmico da atmosfera somado com o calor interno da “redondinha’, seguraria as pontas por algum tempo. Mas após algumas semanas, o frio ficaria insustentável para qualquer ser vivo.
Todos somos dependentes do “amarelão”, mas alguns super-heróis dependem mais ainda da sua existência.
No topo da nossa memória, está nosso super, super, SUPER-HOMEM. Dos “lados” da “DC Comics”, nosso homem de aço necessita exclusivamente do sol para ter seus poderes ativos. Ou melhor explicando: caso Kar El estivesse em Krypton seu planeta natal, seria uma pessoa normal, no seu planeta com sol vermelho. Vivendo aqui na Terra, ele adquire superpoderes como já conhecemos, justamente por causa de nosso Sol. Quando fica exaurido por batalhas contra inimigos, ou fraco por contato com Kryptonita (pedra remanescente de seu planeta natal), voa até perto do Sol para se “recarregar”.
Dos “lados” da “Marvel”, temos HYPERION (talvez uma cópia do super-homem), com superpoderes como o super-homem, e também “dependente” dos raios solares de nosso amigo “amarelão”.
HYPERION tem também como amigo outro dependente do Sol, nosso conterrâneo ROBERTO DA COSTA, ou mais conhecido como MANCHA SOLAR, um mutante “brazuca” que não necessita dos raios solares para “sobrevivência”, mas sim para utilização de seus poderes. Consegue “absorver” e “converger” a energia solar para utilizar sua super força, voar, e lançar projéteis de fogo.
É bom explicarmos as diferenças entre essas “habilidades”.
Não podemos confundir “Heliocinese”, que é a habilidade de MANCHA SOLAR, em manipular aspectos do sol e/ou liberar energia solar, onde o usuário pode: liberar energia solar, voar utilizando a energia como propulsor, controlar o calor de um local, entre outros.
E a “Pirocinese”, que é a habilidade em manipular e gerar “fogo” podendo criar incêndios, queimar alvos, voar, derreter metais entre outras coisas. Como o TOCHA HUMANA ou a MAGMA, outra mutante que vive na Amazônia, bem como a FOGO, genuína brasileira que “mexe” com “fogo”.
Dentre os “usuários” da Heliocinese, está também o SOLAR da DC Comics. Personagem das HQs de “Superboy”, “Legião dos Super-Heróis” e outras revistas da editora DC. SOLAR é o membro da Legião capaz de gerar energia solar de seu próprio corpo, produzindo inclusive chamas que podem ser direcionadas.
Não podemos esquecer também que o HOMEM DE FERRO e a CAPITÃ MARVEL (ou FÓTON) da Marvel, também utilizam a “energia solar”, absorvendo e manipulando de diversas maneiras, bem como outros tipos de “energia” também.
Da DC Comics, não menos poderosa, temos também a SUPERGIRL ou Kara Zor-El, com as mesmas necessidades de seu “primo” SUPERMAN.
Sem falar da “big two” (Marvel e DC), em outras editoras, temos também DOUTOR SOLAR ou HOMEM ÁTOMO da “Gold Key Comics”, um físico Dr. Phillip Solar, após um acidente com um reator nuclear, ficou com poderes de converter seu corpo em energia, podendo voar e emitir raios energéticos.
Por outra editora, a Charlton Comics, temos o CAPITÃO SOLAR, com as mesmas habilidades.
Saindo um “tanto” da esfera geek atual, devemos reverenciar os deuses e semideuses, ou “divindades” solares, que são as primeiras referências no que se refere ao Sol.
APOLLO – Um deus olímpico, filho de Zeus e Leto, da mitologia greco-romana, que mora no Olimpo. Mito, deus do Sol, luz, oráculos, verdade, profecia, cura, doenças, música, poesia, arco e flecha, o iniciador dos jovens no mundo dos adultos, beleza masculina, perfeição, harmonia, equilíbrio e razão
HELIOS – Um deus grego “menor”, personificação do sol, filho do titã Hiperião e da titânida Teia.
HIPERIÃO – Hiperíon foi o primeiro astrônomo a estudar o movimento do Sol, da Lua e das estrelas, e foi, por isto, chamado de pai destes astros. É um dos titãs, filhos de Urano e Gaia.
Já na cultura oriental, temos:
AMATERASU – Amaterasu é uma deusa shinto do sol; ela é a ancestral mítica da família real do Japão. Seu nome completo é Amaterasu-o-mi-kami, que significa “Gloriosa Deusa que Brilha no Céu”. Amaterasu também é considerada a criadora do cultivo de arroz e da farinha, do uso do bicho-da-seda e de tecer com um tear.
Na cultura indígena brasileira:
GUARACÍ – O sol, ou Deus Sol, assim como em muitas religiões primitivas, também acaba adotando uma posição importante. Constantemente relatado como irmão de Jaci, ele é quem dá a vida a todas as coisas da terra.
E da cultura “kryptoniana”:
RAO – Rao é o nome do sol de Krypton que também era considerado um deus para seu povo.
Independente da utilização, absorção ou veneração, podemos afirmar que assim como outras “forças” da natureza, o nosso “astro rei”, continua sendo o mais amado e odiado (às vezes). Mas não podemos deixar de ratificar que todo esse “incômodo” de calor excessivo, ou problemas hídricos, com secas absurdas, são frutos da ignorância e ganância humana, que insiste em “delapidar” todo esse grande patrimônio que nos foi concedido gratuitamente.
Infelizmente não somos “supers” e nem “deuses”, mas temos inteligência adquirida suficiente para termos novas atitudes.
Passe adiante geekers!
Gostou? Comentários, dicas e qualquer coisa que queira falar, mande para geekpopfest@gmail.com
Fontes: sites: legiaodosherois.com.br, nerdologiaheroespowers.fandom.com, wikipedia.org, nerdizmo.uai.com.br, superinteressante.com.br
VAI ROLAR:
18 e 19 de novembro – UP! ABC TERRA MÁGICA – São Caetano do Sul – @upabcfest
19 de novembro – ANIME FÃ – Sorocaba – @animefa.eventos
19 de novembro – ANIME LAND – Sorocaba – @animelandfestival
Por: Celso Marcondes Filho / Fotos: Divulgação