Pra não começar diferente……happy Wednesday Geekers, ou seja, boa Quarta Geekers!
Pra falar sobre o tema de hoje, vamos encampar um pouco do significado “literal” da palavra “SUPER- HERÓI”, com hífen.
REGRA de ouro: palavras com o prefixo super, somente levam hífen quando a palavra posterior começa com “h” ou “r”, portento super-herói tem hífen.
Segundo nosso “pai dos burros”, SUPER-HERÓI é: personagem fictício, ger. dotado de poderes sobre-humanos, que defende o bem e combate incansavelmente o mal, ajuda os fracos e desprotegidos, procura livrar a sociedade dos criminosos.
Ou, mais resumidamente: “Personagem que tem poderes superiores às forças ou às faculdades humanas.”
Significado acima ou significado acima, SUPER-HERÓI, para esse colunista que lhes escreve, na verdade é aquela pessoa que você tem por consideração sua, individual, como uma pessoa mais que especial. Mesmo sem ter sequer um pequeno ou insignificante “poder especial”. Por exemplo: para mim meu super-herói foi meu pai. Quando pequeno, foi meu protetor, amigo, e quando adolescente, compreensivo, conselheiro e referência. Portanto, “meu” “SUPER-HERÓI”, exclusivo. Não precisava ser de mais ninguém. Deu pra entender?
Quem não tem seu próprio super-herói, (masculino ou feminino)?
Me lembro também que, quando criança, talvez uns 5 anos, havia em nosso bairro, um Guarda Noturno, se não me falhe a “memory”, Sr, Antonio. Vigiava as casas do “Copacabana”, em sua bicicleta, daquelas de “ferro” mesmo, com lanterna a “dínamo”, e na garupa, uma caixa de alumínio, talvez com algumas ferramentas. Usava um uniforme de “guarda” mesmo, calça preta, camisa marrom com “ombreira” com estrelas e “quepe” tipo militar. Mas o mais importante e imponente, sempre acompanhado por um enorme cão “pastor Alemão capa preta” (pelo menos na época era enorme para mim), lindo e treinado.
Bom, toda essa descrição para dizer que meu sonho era ser “guarda noturno”, kkkkkkk……pois aquele homem para mim era meu “SUPER-HERÓI”.
Agora, levando e voltando para nosso maravilhoso e cheio de “metaversos” mundo GEEK, vale ressaltar que não é só de SUPER-HERÓIS estrangeiros, que sobrevive esse “mundo”.
BRAZUCAS a postos…..vamos relacionar aqui alguns de que talvez você nem tenha conhecimento, pois atuam em “metaversos” diferentes, e às vezes totalmente desconhecidos…..mas não desconhecidos da galera que “vive” dentro desses “ambientes”. (talvez por causa da idade)
Vale “ressaltar” que vamos falar exclusivamente de nossos “SUPER-HERÓIS BRAZUCAS”, da “terrinha”, da “gema”, atuais e antigos!
Gostaria de iniciar por um, que não foi o primeiro, mas para mim o mais importante:
1) O VIGILANTE RODOVIÁRIO: Talvez embalado na minha vontade de ser guarda noturno (criança fala cada besteira, senhor…), credito a esse senhor Carlos Miranda e seu cão “Lobo”, minhas melhores memórias de um seriado com um SUPER-HERÓI genuinamente brasileiro. Estreou em março de 1961 na Rede Tupi. Combatia o “mal” com seu Simca Chambord 59 e sua Harley Davidson 52. M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O, e mais, na década de 60 ainda, virou história em quadrinhos editada pela editora Outubro.
Agora, primeiro, primeiro mesmo, foi o nosso lendário:
2) CAPITÃO SETE: Foi criado em 1950 para um seriado de TV na TV Record. “Capitão Sete” era um menino chamado Carlos, e morava no interior de São Paulo (uia, será que em Rio Claro), quando sua família “ajudou” um alienígena, e foi levado para seu planeta, advinha??? …..”O Sétimo Planeta”, propositalmente o número que a Record sintonizava em São Paulo, fazendo dele o “Herói do Sete” (lembra: Record no sete, Globo no 5, TVS (SBT) no 4 e Cultura no 2). Já adulto, Carlos voltou à Terra para ajudar os “fracos”. Tinha superpoderes, mas somente quando usava sua vestimenta, que guardava em uma “caixa de fósforo”. Logo depois, também, já passou da TV para os “quadrinhos” pela editora Continental.
Não “cronologicamente”, gostaria de apresentar no momento meu “mais preferido” (poderiam ter centenas dele):
3) O DOUTRINADOR: Uma espécie de “vigilante”, meio herói meio vilão, ele caça principalmente empresários e políticos corruptos. Tem habilidades em estratégias, manejo de armas e combate “corpo a corpo” (faca na caveira). Suas aventuras mais “sangrentas” e “sérias”, foram escritas pelo quadrinista brasileiro Luciano Cunha, e ganhou uma adaptação para o cinema.
Em seguida podemos incluir em nossa lista o famoso:
4) XEXÉU: (dá risada dá) Com nome verdadeiro de “André Mexer”, esse moleque foi descoberto por ninguém menos que “Wolverine”, em suas andanças pelo Brasil, mais precisamente em Fortaleza. Ao descobrir que “André” possuía a “telequinesia”, poder de mexer com o equilíbrio de outros, Wolverine o leva aos “USA”, onde ele acaba sequestrado e lobotomizado pelo vilão “Kuhrra Daizonest”. A partir disso, o então “xexéu”, passa a ser o zelador no “Instituto Xavier”. Tudo isso se passa na HQ “Wolverine: Saudade”.
Para continuar a “linhagem” dos famosos:
5) MANCHA SOLAR: Talvez o SUPER-HERÓI brasileiro mais conhecido mundialmente, pois participa dos “Novos Mutantes” dos “X-Men”. Roberto da Costa nasceu no Rio de Janeiro e é Filho de um empresário negro brasileiro e de uma arqueóloga americana branca. Como bom brasileiro, jogava muito bem futebol, mas foi vítima de “bullying” , (por ser mestiço) quando então se manifestaram seus superpoderes. Basicamente “Mancha Solar”, absorve energia solar e a utiliza com poderes de voo, calor e radiação infravermelha. Foi criado em 1982 por Chris Claremont e Bob McLeod.
Vamos agora de “HEROÍNA” famosa:
6) MAGMA: Nascida na cidade fictícia de “Nova Roma”, na Amazônia, (um “país” à parte, escondido na selva) “Amara Juliana Olivians Aquilla” ou Magma, também fez parte dos “Novos Mutantes”, e foi “professora” na escola do “Prof. Xavier”. Foi descoberta por uma expedição dos “X-Men” ao Brasil. Jogada em um vulcão pelo próprio povo, manifesta seus “superpoderes” que a tornam capaz de assumir a “forma de fogo”, e também consegue controlar “placas tectônicas” e provocar abalos sísmicos.
Vamos continua com “HEROÍNAS” “quentes e famosas”:
7) FOGO: Essa sim uma genuína “brazuca”, “Beatriz Bonilla da Costa”, natural de uma aldeia da Floresta Amazônica, é integrante da “Liga da Justiça Internacional”. Já “fez de tudo”: foi modelo, apresentadora de TV, agente secreta do governo federal, e viu tudo em sua vida mudar quando foi atingida por uma “explosão de piroplasma” (não me pergunte o que é isso), adquirindo superpoderes como: vôo, rajadas de fogo e totalmente “atravessável”.
Mais uma:
8) YA’WARA: A própria personificação da floresta Amazônica. Protege a floresta com seus poderes de “telepatia”, entregues pela divindade que guarda a Amazônia. Possui um “Jaguar” (não é o carro não) onde tem uma sinergia telepata com o mesmo. A sua telepatia também foi referida por Aquaman, de quem é amiga próxima. Fizeram parte juntos de um grupo chamado “Os outros”.
Nesses dois restantes da nossa lista de “10 SUPER HERÓIS BRAZUCAS”, vamos homenagear Gedeone Malagola, um dos mais importantes ilustradores e roteiristas brasileiros, que é citado em qualquer enciclopédia de HQ, tanto aqui no Brasil como no exterior. Foi idealizador de vários personagens como Targo, Juvêncio, Raio Negro, Homem-Lua, Homem-Mosca, Hydroman e Capitão Astral.
Vamos de “mais famoso”:
9) RAIO NEGRO: (não confundir com o “Black Bolt” da Marvel) Criado por Gedeone, foi inspirado em 1960, no Lanterna Verde e seu uniforme similar ao Cíclope dos X-Men. O brasileiro Roberto Salles (o Raio Negro) era um piloto militar (da FAB – Força Aérea Brasileira), que foi abduzido durante uma missão e levado para o planeta Saturno, onde recebe um anel que lhe concede superpoderes. Voltando à Terra, promete utilizar esses poderes para “fazer o bem”.
10) CAPITÃO ASTRAL: Criado por Gedeone no início dos anos 50, Capitão Astral é um integrante da “Patrulha do Espaço”, e viaja de planeta em planeta com sua companheira Eletra (uma loira muito sensual), sempre tentando resolver problemas. Patrulha essa comandada pelo General “Marko”, com base no aeroporto de Congonhas.
Logicamente, existem muito mais SUPER HERÓIS Brazucas, como a SHARK GIRL, MIRAGEM, JAGUAR, mas não daria para colocar tudo por aqui. Além de personagens pra lá de pitorescos criados por uma das mentes mais férteis do planeta, a “brasileira”.
Chama a “NASA”, talvez um dia ela explique.
Gostou? Faltou algum herói?
Comentários, dicas e qualquer coisa que queira falar, mande para geekpopfest@gmail.com
Fontes: Sites aficionados.com.br, guiadosquadrinhos.com, wikipedia.org
VAI ROLAR:
07 e 08 outubro – BRAVE SOULS – São Carlos @eventobravesouls
07 e 08 de outubro – – SANTOS COMIX EXPO – Santos – @santoscomicexpo
08 de outubro – ANIME ARTS – Sorocaba – @animeartsoficial
08 de outubro – GEEK PARTY – Cachoeira Paulista – @geekpartyy
Por: Celso Marcondes Filho / Fotos: Divulgação