Quarta que te quero quarta….maravilha senhores, tudo bem por ai ?
Quem já ouviu falar de Elon Musk?
Tenho certeza que mais de 90% disseram que sim, ouviram falar, ou já conhecem essa “figurinha carimbada”. Ou melhor, “figurão carimbado”.
Agora, “mais que nunca”, o “assunto” Elon Musk está mais “hype” possível.
Com o lançamento da sua biografia (simultaneamente com outros países), escrita por Walter Isaacson, “mago” das biografias, que já escreveu algumas sobre Einstein, Benjamin Franklin, e Steve Jobs, muita coisa “pessoal” foi trazida à tona. Biografia essa que já está sendo considerada o lançamento do ano de 2023.
Elon Musk teve muitos problemas com o pai, o qual não fala até hoje, e sofreu “bullying” severo em um acampamento para crianças, tendo sido até internado após uma “sova” de outros meninos.
Em tempo: seu pai Errol, ficou milionário com a construção de prédios corporativos, inclusive uma base da força aérea. Mas até hoje, diz não se orgulhar do “sucesso” bilionário do filho. Sua mãe, após o divórcio, disse que Errol era “abusivo emocional e financeiramente”, e que não viveram situações de “bonança” após a separação.
Sul-africano-americano, com cidadania canadense e americana, Elon Musk, o visionário, é um nome que ecoa no universo geek e pop com uma força avassaladora. Sua trajetória de vida, desde a infância até a criação de empresas icônicas como Tesla e SpaceX, é uma história que parece ter saído diretamente de um livro de ficção científica. Sua primeira empreitada e as revoluções que ele desencadeou na indústria automobilística e aeroespacial, são frutos de uma imaginação e uma resiliência em pouquíssimos seres humanos vistas até hoje.
Elon Reeve Musk nasceu em Pretória, África do Sul, em 28 de junho de 1971. Desde cedo, Musk demonstrou uma inteligência excepcional e uma curiosidade insaciável pelo mundo ao seu redor. Sua paixão pela leitura e sua capacidade de absorver conhecimento rapidamente eram evidentes já na infância. (Vale a pena ressaltar que ele passou sua infância em pleno Apartheid segregacionista)
Aos 24 anos, Elon Musk mudou-se para os Estados Unidos, onde rapidamente mergulhou no mundo das startups e da tecnologia. Em 1996, fundou a Zip2 Corporation, uma empresa de software de guia de cidades que se tornou sua primeira incursão de sucesso no mundo dos negócios. A Compaq adquiriu a Zip2 em 1999, rendendo a Musk seu primeiro grande sucesso financeiro.
Em seguida, criador também do PAYPAL, já mostrava sua obsessão pela letra X. Quis convencer os outros fundadores a trocar o nome para X, sendo que uma empresa coligada dele, já se chamava X.COM.
Ao vender o Paypal, investiu pesado na abertura da TESLA, uma das empresas mais valiosas do mundo, hoje em dia. Quase quebrou, mas perseverou.
Ele investiu grande parte de sua fortuna na criação da TESLA INC. em 2003. A visão era clara: revolucionar a indústria automobilística com carros elétricos acessíveis e sustentáveis. Apesar dos céticos e dos desafios, a Tesla lançou modelos como o Model S e o Model 3, que não apenas atraíram entusiastas de carros, mas também mudaram a percepção global dos veículos elétricos. A Tesla se tornou a empresa automobilística mais valiosa do mundo, impulsionando a transição para uma mobilidade mais limpa. Uma verdadeira revolução no mundo automobilístico como conhecíamos. Carros totalmente inovadores, com sistemas até então somente “pensados”. Considerada hoje a maior montadora de carros elétricos do mundo, revolucionou até a maneira de se comprar um carro, mudando a forma de como os “vemos” hoje, sendo que o mais “baratinho” sai pela bagatela de aproximadamente R$ 500.000,00 (Model 3), aqui no Brasil.
A incursão de Musk na exploração espacial com a SPACEX é igualmente notável. Fundada em 2002, a empresa tinha o objetivo ambicioso de reduzir os custos de lançamento e tornar a “colonização de Marte” uma realidade. A SPACEX realizou feitos históricos, como o lançamento e reutilização bem-sucedidos de foguetes Falcon 9 e o envio de astronautas à Estação Espacial Internacional em parceria com a NASA. A visão de Musk de tornar a humanidade uma espécie “multiplanetária” se tornou um tópico de discussão sério, fazendo-o figurar entre os principais visionários da exploração espacial.
Em tempo: Elon Musk tem como um de seus livros preferidos “O Mochileiro das Galáxias”, um tipo de guia oficial dos nerds, escrito em 1979 pelo “futurista” britânico Douglas Adams.
Elon Musk, literalmente mudou o velho conceito de que “foguete não dá ré”, investindo pesado nos foguetes que literalmente “voltam” à Terra após fazerem sua incursão espacial.
Além dessas empresas já citadas, Elon Musk é idealizador e proprietário de mais umas “grandes”: “STARLINK”, responsável por levar internet e lugares remotos do planeta, “NEURALINK”, com a obsessão de controlar o cérebro humano através da conexão com máquinas. Além de empresas incorporadas à Tesla Inc. como: “SOLAR CITY”, subsidiária de “energia limpa” fabricante de painéis solares, “GIGAFACTORY” encarregada pela confecção e distribuição das baterias elétricas para os carros e a “THE BORING COMPANY”, empresa construtora de infraestrutura, principalmente de túneis de transportes mais rápidos (trens à vácuo). E o seu “parquinho de diversões” o antigo Twitter, hoje apenas “X”.
Nesse último caso, comprou toda a empresa por pura “birra” com os antigos donos da rede social do “passarinho azul” (hoje já extinto também), mandou embora quase todos os funcionários, renomeou e fez dela sua “própria” rede social.
Aliás, essa “paixão” pela letra X, dizem que é por que Musk ama os “X-MEN”, e por ser uma letra que significa principalmente a “incógnita” ou o que vc não conhece e quer descobrir.
Sua “paixão” pelo “X” é tanta, que batizou um de seus 10 filhos (segundo ele, pessoas inteligentes, tem que ter filhos), com o nome de “X AE A-XII”, carinhosamente apelidado de “X”, sendo que a filha do ex-casal, chama-se “Y”.
Com uma de suas filhas, transgênero, ele cortou relações, por ela ter se tornado Marxista socialista, e atacante ferrenha de “pessoas ricas”.
Em sua biografia, Walter Isaacson mostra também o “lado negro” de Musk, relatando como é quando entra no modo “D” de “demônio”. Pisa, escracha, xinga demite qualquer um que esteja à sua frente, passando por cima de qualquer valor de ética profissional ou respeito pelo ser humano.
Em sua “caminhada” de “resolver os problemas globais”, como ele mesmo a intitula, Musk colecionou desafetos e brigas homéricas também com os outros homens mais ricos do mundo, como Bill Gates (Microsoft) e Jeff Bezos (Amazon), e Sam Altman (open AI, empresa agora também incorporada) , sem falar quando “chamou pro pau” Mark Zuckerberg (Meta), em uma brincadeira.
Elon é fã de ANIMES, revelando-se um verdadeiro OTAKU (coluna de 26/07) e os preferidos dele são: Death Note, Evangelion, Ghost in the Shell, Spirited Away, Princess Mononoke, Full Metal Alchemist, Your Name.
Nos videogames, Musk adora jogar “Overwatch”, “Elden Ring” (RPG), “Halo, “Kerbal Space Program”, “Warcraft”, entre outros.
Polêmico, Herói, Vilão, Amado, Odiado, Elon Musk trilhou um caminho impressionante com sua determinação, ousadia e capacidade de enfrentar desafios aparentemente insuperáveis, que o tornaram uma inspiração para muitos. À medida que ele continua a empurrar os limites da tecnologia, podemos esperar que o legado de Elon Musk continue a moldar o futuro de maneiras que apenas um verdadeiro visionário é capaz de fazer.
Você concorda?
Comentários, dicas e qualquer coisa que queira falar, mande para geekpopfest@gmail.com
Fontes: Sites suno.com.br, eloutput.com, forbes.com.br, tecmundo.com.br, youtube.com.br
VAI ROLAR:
23 e 24 setembro – HEROMIX – Santo André – @heromix_evento_geek
24 setembro – AGITA GEEK – Rio Claro – @agitageekrioclaro
24 setembro – SP ANIME FEST – São Paulo – @animefest
Por: Celso Marcondes Filho / Fotos: Divulgação