O Hospital Unimed de Rio Claro, localizado na Avenida 16, bairro Santa Cruz, já realiza exames em um novo Tomógrafo Computadorizado de alta tecnologia, sendo um dos únicos do país. O equipamento GO ALL da Unimed Rio Claro foi o primeiro adquirido após lançamento no Brasil. Outros dois modelos estão em São Paulo e Brasília.
O Diário do Rio Claro esteve presente em uma recepção com equipe da Unimed, que destacou os inúmeros benefícios tanto para os profissionais, quanto para pacientes. “A cooperativa mostra o aspecto social democrático, são várias pessoas contribuindo e nós temos obrigação de trazer as melhores tecnologias para que tenham um resultado mais efetivo”, destacou o vice-presidente da Unimed de Rio Claro, José Martiniano Grillo Neto.
Conforme esclarecido, o novo modelo do equipamento possui um conceito moderno, trazendo mais humanização para o atendimento, proporcionando ao paciente uma melhor experiência, pois o técnico possui um tablet que permite começar a programação do exame ao lado do paciente, trazendo uma maior segurança e personalização do atendimento.
O novo tomógrafo possui um novo detector, o Stellar, permitindo que os exames sejam feitos com baixíssima dose de radiação, inclusive abaixo da orientação Européia, tornando o exame mais seguro para os pacientes pediátricos ou pacientes que tenham que fazer acompanhamento com vários exames. “É um tomógrafo de última geração que tem capacidade de fazer múltiplos cortes e também faz imagem das artérias do coração. Não são todos os tomógrafos que fazem isso, são os tomógrafos que chamamos de múltiplos detectores.
Consegue fazer imagem com muita precisão, muita rapidez e com pouca dose de radiação, trazendo comodidade e segurança para os nossos pacientes”, explicou o cardiologista e responsável pelo serviço de tomografia cardiovascular, Otávio Rizzi Filho Coelho, observando ainda que a tomografia coronária tem evoluído muito e as aplicações na prática clínica também. “Talvez a principal aplicação seja detectar a doença no estágio precoce, antes de manifestação clínica. Nós sabemos que, infelizmente, cerca de 50% dos nossos pacientes vão ter a primeira manifestação da doença no coração com infarto ou morte.
Esse é um tipo de exame que consegue detectar antes de acontecer um evento que a gente quer evitar. Diversas diretrizes no Brasil, na Europa e nos EUA têm colocado a tomografia de coronária como um exame que pode ser incorporado na prática clínica do cardiologista. Quando faço um exame como este, detecto doenças nas artérias do coração, eu vou ser mais intenso no controle dos fatores de risco”, observou o cardiologista.
Além dos benefícios citados, os especialistas explicaram ainda sobre a qualidade das imagens. Foi lançada uma reconstrução ultrarrealista, através de uma parceria da Siemens com a empresa dos filmes infantis, Pixar, trazendo a solução chamada Cinematic, que permitirá aos médicos e pacientes uma melhor ilustração dos exames.
Com as novas tecnologias do novo tomógrafo, agora é possível realizar exames com casos desafiadores como: restaurações dentárias, implantes de coluna, implantes de quadril, bobinas torácicas, neuro-bobinas e marca-passos. O novo tomógrafo Somatom Go All possui uma tecnologia chamada iMar, permitindo que esses exames não tenham mais artefatos, situação comum nos equipamentos tradicionais. Os artefatos podem interferir na visualização da imagem e posterior diagnóstico.
Alinhado com as novas tendências, o equipamento possui um alto grau de inteligência artificial, trazendo maior reprodutibilidade e padronização dos exames. Por exemplo, as reconstruções de coluna anatomicamente alinhadas com zero clique do mouse.
O software detecta e marca as vértebras em uma área de varredura predeterminada e calcula sua posição para uma reconstrução de imagens anatomicamente correta. Isso proporciona economia de tempo para uma reconstrução completa da coluna, reduzindo o risco de rotulagem incorreta associada à preparação manual. “O equipamento já está sendo utilizado. É um ganho tanto para o médico, quanto para o paciente, porque conseguimos detectar previamente doenças cardiológicas e intervir mais rapidamente.
Nosso parque tecnológico começou bem simples, apenas com Raio-X. Hoje, associado a essa nova máquina, temos ultrassom, ressonância, então o paciente da Unimed Rio Claro tem a facilidade de ter no hospital, na própria cidade, todos os exames para o seu diagnóstico”, completou o Diretor Técnico da Unimed Rio Claro, Gilberto Carlos Zangiacomo.