A prevenção ao suicídio será abordada a partir desta quinta-feira (15) em palestras abertas ao público e conduzidas por psicólogos em unidades de saúde do município. As atividades fazem parte da programação da campanha Setembro Amarelo em Rio Claro. Para participar basta comparecer à unidade de saúde no dia e horário da palestra.
Nesta quinta-feira (15) a palestra será ministrada em Ajapi, às 14 horas. Na terça-feira (20), a partir das 14 horas, a atividade será na unidade de saúde da Avenida 29. No dia 21, às 9h30, haverá palestra na unidade de saúde do Wenzel. No dia 22, às 9 horas, será na UBS do Cervezão e às 10 horas na UBS Vila Cristina.
A programação inclui também atividade para profissionais que atuam na área de educação, saúde e desenvolvimento social, nos setores público e privado. “Os profissionais que atuam na rede de cuidados participam no dia 23 do Encontro de Valorização da Vida”, pontua Nathalia Rodrigues, responsável pelo setor de saúde mental da Fundação Municipal de Saúde. O encontro irá debater a prevenção ao suicídio e discutir políticas públicas para aperfeiçoar as ações realizadas no atendimento à população. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail ses@rc.saude-rioclaro.org.br.
O tema da campanha Setembro Amarelo neste ano é “A vida é a melhor escolha”. Ao longo do mês a Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro realiza atividades chamando a atenção para a importância do assunto.
Campanha Setembro Amarelo
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo®. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo® é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.
O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.
Foto: Reprodução/Internet