As unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família de Rio Claro continuam vacinando contra a gripe as pessoas que pertencem aos grupos prioritários. A procura pela vacina ainda está baixa e a Secretaria Municipal de Saúde alerta para a importância das pessoas se imunizarem contra a doença.
O município vacinou 11.996 pessoas, o que representa cobertura vacinal de 13,8%. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar 90% dos grupos prioritários. Na semana passada começaram a ser vacinados idosos com mais de 60 anos e professores. Entre esses grupos a cobertura vacinal é de respectivamente 10,3% e 4,8%. Também continuam sendo vacinados contra a gripe os profissionais de saúde (25,6%), crianças de 6 meses a menores de 6 anos (26,8%), gestantes (29,4%) e puérperas (28,9%).
Quem faz parte desses grupos e ainda não recebeu a vacina deve procurar um posto de vacinação. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira a partir das 8 horas. A lista com os endereços das unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família pode ser acessada no site saude-rioclaro.org.br.
Pessoas pertencentes aos grupos prioritários também para a vacinação contra a Covid devem respeitar intervalo de, no mínimo 14 dias, entre a vacina da gripe e a da covid. O recomendado é que seja priorizada a vacinação contra a Covid e, após 14 dias, a pessoa deve ser vacinada também contra a influenza.
Para ser vacinada a pessoa deve apresentar documento de identidade e comprovação de que pertence ao grupo prioritário. E, também no momento da vacinação, é indispensável utilizar máscara, higienizar as mãos e manter distanciamento social.
Foto: Divulgação