Unidades de saúde da família e unidades básicas de saúde, a partir de segunda-feira (8), também irão ofertar testes para detectar Covid-19. Nas unidades são atendidos os casos leves em que há sintomas de Covid-19, mas além destas pessoas também poderão fazer o exame quem não tiver sintomas da doença.
“A Secretaria Municipal de Saúde está encaminhando cerca de 900 testes rápidos para as unidades de saúde dos bairros, para que seja realizada a testagem dos interessados”, informa Alcione Buzzo, diretora do departamento de Gestão SUS. Para fazer o exame, basta comparecer à unidade básica de saúde ou unidade de saúde da família mais próxima da residência. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira no horário de funcionamento de cada unidade.
O resultado do teste fica pronto em poucos minutos e a pessoa já sai da unidade com as orientações de como deve proceder. As pessoas que tiveram Covid-19 há menos de 40 dias e quem já recebeu a vacina contra a Covid-19 não devem fazer o exame.
Também a partir de segunda-feira será realizada testagem na Universidade Anhanguera das pessoas que fizeram agendamento online. A procura foi intensa e os horários todos já foram preenchidos. Serão 160 testes por dia, realizados em 22 dias úteis, totalizando 3.520 testes.
O objetivo da testagem é identificar precocemente casos positivos, o que impacta na redução da cadeia de transmissão da Covid-19, além de ajudar a traçar o perfil epidemiológico do município.
Foto: Divulgação