Quem chega à unidade de saúde do Jardim Novo, em Rio Claro, encontra ambiente melhor estruturado e mais acolhedor para a realização dos procedimentos. Taciane Maria da Silva, já sentiu essa diferença. “Ficou bem melhor”, afirma Taciane, que faz monitoramento da pressão arterial na unidade. “Para a minha saúde isso é muito importante e o atendimento que recebo da equipe é muito bom”, completa.
A unidade foi reestruturada por meio de parceria entre a prefeitura e o Claretiano – Centro Universitário. Com 16 novas salas de atendimento, a USF foi ampliada e renovada para no ano que vem receber duas novas equipes de atendimento e também as especialidades de pediatria e ginecologia. Com isso, haverá maior capacidade de atendimento, também por conta do horário ampliado, já que, assim que for autorizado pelo Ministério da Saúde, a unidade irá funcionar até as 19 horas, duas horas a mais do que o horário atual de atendimento, que vai até as 17 horas.
“Saúde é mais do que proporcionar bem estar físico e mental, envolve também respeito e dignidade. É isso que queremos oferecer para a população atendida e para os colaboradores que acolhem a comunidade”, destaca o prefeito em exercício Marco Antonio Bellagamba, agradecendo o Claretiano pela parceria, por meio da qual também foram reformadas as unidades do Mãe Preta, Bonsucesso e Terra Nova. O Cel. Bellagamba lembrou que João Teixeira Junior, o Juninho, também sempre defendeu um ótimo acolhimento nos serviços públicos.
“A população dessa região tem crescido muito e a reforma e ampliação desta unidade tem como objetivo atender essa demanda”, observa Maurício Monteiro, secretário de Saúde, reforçando que o papel das unidades da atenção básica se volta principalmente para a prevenção e promoção da saúde.
“Agradecemos a oportunidade de poder fazer esse investimento, que vai proporcionar melhor atendimento à população e a possibilidade de formação de novos médicos”, disse o padre Luiz Botteon, reitor do Claretiano Faculdade. As quatro unidades reformadas em parceria com o Claretiano serão utilizadas para estágios dos alunos do curso de medicina da instituição.
A enfermeira responsável pela unidade, Angela Maria Moraes, reforça que as melhorias possibilitam melhor acolhimento à população e dão melhores condições de trabalho aos servidores.
TERRA NOVA
“Agora temos estrutura bem melhor para o atendimento, com mais espaço para acolher os pacientes e realizar os procedimentos, além de melhores condições de trabalho para as equipes”, comemora Flaviana Octaviani, responsável pela unidade de saúde da família do Terra Nova, que, depois de reformada foi oficialmente entregue à comunidade na terça-feira (22).
Essa é a quarta unidade de saúde reformada por meio de parceria entre prefeitura e Claretiano – Centro Universitário. Já foram entregues as unidades do Mãe Preta, Bonsucesso e Jardim Novo. Com a reforma, a unidade do Terra Nova foi reestruturada e o número de salas de atendimento dobrou, indo de seis para 12, o que comporta melhor as três equipes que trabalham no local. No próximo ano as quatro unidades passarão a contar com as novas especialidades médicas ginecologia e pediatria. Novo horário de atendimento, até as 19 horas, será implantado também nas quatro unidades quando isso for autorizado pelo Ministério da Saúde.
Foto: Divulgação