A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) informou que a prova de Matemática terá alterações para candidatos da área de humanidades, considerando o contexto da educação durante a pandemia, em que as escolas chegaram a fechar e o ensino seguiu o modelo exclusivamente remoto por um período.
O diretor da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), José Alves de Freitas Neto, explicou que a prova de segunda fase da instituição é composta por questões abertas, ou seja, o estudante não responde a partir de múltiplas escolhas, ele precisa construir a sua resposta.
“Nesse sentido, a matemática é um desafio extra para os candidatos da área de humanidades e, no ano passado, nós percebemos que muitos candidatos que tinham um bom desempenho nas áreas de linguagem, de história e de geografia tiveram sua nota prejudicada por conta do resultado na prova de matemática. Então nós fizemos um estudo e adequamos para que a prova de matemática tivesse um perfil mais próximo à aplicação na área em que o candidato vai prestar a sua carreira”, disse.
As inscrições para o vestibular da instituição poderão ser feitas até 8 de setembro, exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comvest.
Para essa edição, a Comvest decidiu manter o número de questões que havia sido reduzido na edição anterior, de 90 para 72. A lista de obras de leitura obrigatória para o Vestibular Unicamp 2022 apresenta dez obras, em vez das tradicionalmente 12 obras de anos anteriores.
Por Agência Brasil / Foto: Thomaz Marostegan/Unicamp