A UFA – União dos Ferroviários Aposentados foi fundada em 1951 por ex-empregados da Companhia Paulista de Estradas de Ferro e completa 70 anos de dedicação aos aposentados e pensionistas.
A associação sem fins lucrativos foi criada em 12 de novembro de 1951, em Jundiaí. Com cerca de 3000 sócios na região, a entidade tem a finalidade de defender os direitos e interesses coletivos e individuais dos associados e dependentes. Isto ocorre através de reivindicações para assegurar a manutenção dos benefícios, lutando pelo amparo social, moral, assistencial e intelectual dos sócios. Portanto, são muitos os motivos para se comemorar.
Nesta data comemora-se também quinze anos da construção do “Centro de Atendimento à Saúde”, destinado a proporcionar melhor qualidade de vida aos associados.
No local, há atendimento médico voltado para cardiologia, urologia, ginecologia, odontologia, acupuntura, fisioterapia, entre outras especialidades. E para ampliar o atendimento a entidade tem realizado parcerias e convênios, nas mais diversas áreas de saúde, entre elas óticas, farmácias, laboratórios, clínicas particulares para exames diversos.
Conforme conta o presidente da UFA, Norival Santo Volpato, podem se associar à entidade, os inativos da Ferrovia, ferroviários, beneficiados do sistema previdenciário (ou seja, aposentados de qualquer espécie, pode receber o atendimento especial da UFA).
Segundo Norival, no setor de saúde são atendidas dezenas de pessoas por dia. “Temos muito que comemorar pelo sucesso do empreendimento e pelo funcionamento da área de saúde, que caminha em sintonia com um atendimento especial”, afirma.
A diretoria destaca que com a pandemia houve redução nos atendimentos. “Muitos dos nossos associados deixaram de vir e participar da associação por estarem limitados a saírem de casa.”
A UFA se consagrou no município já que a Ferrovia faz parte da cidade como um berço, pois ajudou muito no crescimento da cidade. “Nessa data gostaria de deixar a todos os associados um muito obrigado pela nossa união, e dizer que nossa equipe está aqui para sempre atendê-los. Aproveitamos para desejar muita saúde a todos”, destacou o presidente
José Otávio Sanches Varella
Recentemente, os amigos se despediram de José Otávio Sanches Varella que até então ocupava a o cargo de presidente e faleceu no dia 30 de agosto, aos 75 anos, ele que contribuiu com a história da UFA. “Estamos entristecidos com a perda de um companheiro de décadas”, lamentaram os amigos e toda diretoria da UFA.
Diretoria da UFA
Norival Santo Volpato – Presidente
Mauro Lourenço do Prado – Secretário Geral
Edson Tadeu Dezan – 1º Secretário
Vicente Pedro Portes – 2º Secretário
Luiz Fernando Bicudo – 1º Tesoureiro
Luiz Carlos Sciamana – 2º Tesoureiro
Irineo Luiz Medina – Diretor de Patrimônio
Por Redação DRC / Foto: Divulgação