O Centro de Análise e Planejamento Ambiental (CEAPLA) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Rio Claro, em parceria com a Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) dos EUA e com o Instituto Real de Tecnologia (KTH), de Estocolmo, Suécia, está realizando uma pesquisa entre os estudantes universitários e de ensino médio para avaliar a sensação de segurança no trânsito, em sua mobilidade urbana.
Esta pesquisa faz parte de um estudo internacional que está sendo realizado em 17 cidades ao redor do mundo (Estocolmo-Suécia, Los Angeles-EUA, Vancouver-Canadá, Londres–Inglaterra, Paris-França, Milão-Itália, São Paulo e Rio Claro-Brasil, Cidade do México-México, San Salvador-Guatemala, Bogotá-Colômbia, Tóquio-Japão, Lagos-Nigéria, Guangzhou-China, Pretória-África do Sul, Karachi-Paquistão, Manila-Filipinas e Melbourne-Austrália), em todos os cinco continentes.
Os principais objetivos do estudo são examinar a natureza, o tipo e a extensão da vitimização de estudantes na sua mobilidade urbana, por gênero, com foco em agressões sexuais e assédio sexual nos diferentes contextos da cidade/país, bem como avaliar as necessidades de segurança dos viajantes.
Espera-se que os resultados beneficiem os esforços de segurança das autoridades nos transportes públicos, bem como os órgãos de segurança pública. Em especial, análises dos resultados poderão ser utilizadas para melhorar as condições do transporte público em Rio Claro, a fim de promover melhor sensação de segurança para seus usuários.
A pesquisa está sendo coordenada pela Profa. Dra. Vânia A. Ceccato, do Royal Institute of Technology (KTH), Estocolmo, Suécia (Departamento de Planejamento Urbano e Meio Ambiente) e pela Profa. Dra. Anastasia Loukaitou-Sideris, do Departamento de Planejamento Urbano da Universidade de Califórnia em Los Angeles (UCLA).
A Profa. Vânia Ceccato (cidadã Rio Clarense e ex-aluna do IGCE) coordena a rede nacional Sueca Safeplaces (Säkraplatser), financiada pelo Conselho Nacional Sueco de Prevenção do Crime. Ela também exerce atualmente a função de Embaixadora Internacional da British Society of Criminology (BSC). No Brasil ela é professora colaboradora da Unesp e da Unicamp. Na Unesp de Rio Claro, a equipe executora do projeto é composta pelos professores doutores José Silvio Govone e Farid Nourani, docentes do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), ambos membros do Grupo de Estudo e Análise de Fenômenos Urbanos da Violência (GestaFUV), e pelo Dr. Sérgio Luis Antonello, do CEAPLA.
A pesquisa está sendo realizada através de uma enquete online, sediada no site do CEAPLA. A Enquete é respondida de forma totalmente voluntária e anônima. Portanto, em nenhuma etapa da pesquisa é solicitado que o participante se identifique. O convite para participar da pesquisa é feito de forma pública e livre.
Qualquer dúvida, sugestão ou manifestação sobre o projeto pode ser encaminhada à Comissão de Coordenação de Rio Claro através do e-mail seguranca.estudantes@gmail.com.