Neste domingo (21) terá início a segunda fase do vestibular mais concorrido do país, a Fuvest. As provas seguem até segunda-feira (22). Mais de 33 mil candidatos disputarão 11.147 vagas em diversos cursos de graduação oferecidos pela Universidade de São Paulo (USP). A segunda fase conta com provas de português, redação e disciplinas específicas de acordo com a carreira escolhida pelo candidato.
As provas do primeiro dia contarão com 10 questões de português e envolve compreensão e interpretação de textos, gramática e literatura. Serão cobradas as mesmas obras de leitura obrigatória da primeira fase. A segunda parte é a redação. A prova valerá 100 pontos.
O segundo dia de vestibular terá 12 questões sobre duas a quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida. Se forem duas disciplinas, haverá seis questões para cada uma delas. Se forem três disciplinas, são quatro questões para cada uma. Se forem quatro disciplinas, três questões para cada uma. O valor da prova também será 100 pontos.
UNESP
A Unesp divulgou na quarta-feira (17), o resultado da primeira fase do Vestibular 2021, com oferta de 7.630 vagas em 23 cidades. A consulta do desempenho na prova dos dias 30 e 31 de janeiro poderá ser feita no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelo exame. A lista com os 35.434 convocados para a segunda fase e a tabela com o número mínimo de acertos por curso dos convocados estão disponíveis para consulta no site da Vunesp e também na página da Unesp (vestibular.unesp.br).
O número mínimo de acertos dos convocados por curso está separado em duas listagens a partir deste ano, sendo uma para os inscritos pelo Sistema Universal e outra para os inscritos pelo Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública. Iniciado em 2014, esse sistema destina, desde 2018, no mínimo, 50% das vagas por curso para candidatos que fizeram integralmente o ensino médio em escolas públicas, das quais pelo menos 35% para quem se autodeclara preto, pardo ou indígena.
A análise dos resultados dos vestibulares, após três anos de consolidação do sistema de reserva de 50% das vagas, mostra que a separação dos números mínimos de acertos por sistema de inscrição é adequada, por duas razões principais: para que todas as vagas do Sistema de Reserva de Vagas para a Educação Básica Pública possam continuar sendo efetivamente preenchidas e para que os convocados do Sistema Universal sejam candidatos em condições mais efetivas de disputar a segunda fase com possibilidade de ingresso.
A prova comum da segunda fase será aplicada no dia 28 deste mês, domingo, em 31 cidades paulistas (além das 23 onde estão sendo oferecidos cursos, os exames acontecerão em Americana, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Ourinhos, Piracicaba, Ribeirão Preto e Santo André) e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG).
As 7.630 vagas do Vestibular Unesp 2021 são para as seguintes cidades: Araçatuba (170 vagas), Araraquara (855), Assis (405), Bauru (1.085), Botucatu (600), Dracena (80), Franca (410), Guaratinguetá (310), Ilha Solteira (470), Itapeva (80), Jaboticabal (280), Marília (475), Presidente Prudente (640), Registro (80), Rio Claro (485), Rosana (80), São João da Boa Vista (80), São José do Rio Preto (460), São José dos Campos (120), São Paulo (185), São Vicente (80), Sorocaba (80) e Tupã (120).
Foto: Divulgação