FAPESP anunciou, no último dia 14 de maio, o resultado de uma chamada de propostas lançada em 2018 em colaboração com o Natural Environment Research Council (NERC), um dos conselhos de pesquisa britânicos. A professora Alessandra Tomaselli Fidelis, da Unesp em Rio Claro, submeteu um dos quatro projetos contemplados.
A proposta da chamada é compreender melhor o papel social e econômico da biodiversidade na América Latina e entender como geri-la de forma mais sustentável.
Participaram da chamada o Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet), da Argentina, a Comisión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica (Conicyt), do Chile, e o Consejo Nacional de Ciencia, Tecnología e Innovación Tecnológica (Concytec), do Peru.
A professora Alessandra Tomaselli Fidelis submeteu a proposta da pesquisa “Otimizando a gestão a longo prazo de espécies invasoras que afetam a biodiversidade e a economia rural a partir da gestão adaptativa”, ao lado de colagas pesquisadores da Universidad de Concepción e Universidad Austral, ambas do Chile, da Universidad de Buenos Aires, da Argentina, e da University of Aberdeen, do Reino Unido.
Além da professora de Rio Claro, docentes da USP e do INPE também foram contemplados na chamada. Os quatro projetos analisarão a gestão da pesca, da polinização, das florestas e de espécies invasoras de forma regional e também por toda a América Latina, uma das regiões de maior biodiversidade do mundo.
Os estudos ajudarão a entender como a biodiversidade possibilita aos ecossistemas fornecer serviços vitais às populações, como água potável, alimentos e recursos naturais. Esse entendimento pode gerar insumos para o crescimento econômico sustentável da região.
Os projetos são financiados a partir do Programa de Biodiversidade na América Latina, como parte do Fundo Newton.