A vida é repleta de oportunidades e a todo o momento você é convidado a experimentar algo novo, mas na maioria das vezes não estamos preparados para o inesperado e ao inovador.
O ano que se inicia é o novo, o inesperado e repleto de oportunidades. Vai depender muito mais de você para que este ano torne-se o melhor ano de sua vida. Em que você vai prestar mais atenção, nas oportunidades ou nos obstáculos?
Um jornal inglês publicou em 1976 um anúncio nos classificados de uma mulher durante três meses vendendo um Rolls-Royce por 50 libras com endereço e telefone. Por espanto geral, não apareceu ninguém para comprá-lo. Até que depois desse tempo, uma pessoa entrou em contato com a proprietária e adquiriu o carro dos seus sonhos por uma bagatela.
O que aconteceria se você encontrasse nos classificados desse jornal com algo semelhante? Você ligaria para a proprietária ou acharia uma brincadeira de mau gosto? Ou pensaria que foi um erro gráfico? Ou ainda nem perderia o seu tempo para checar o anúncio?
Este foi um fato verídico que agitou a tradicional comunidade inglesa, visto que muita gente perdeu a chance de adquirir esse carro tão barato e por não ter levado esse anúncio tão a sério. A proprietária era uma viúva que deveria vender o carro que no testamento do marido estava deixando para a sua secretária.
O texto dizia que o carro ficaria com a secretária ou o dinheiro da venda. Como a secretária não sabia disso, a viúva resolveu vender o carro por esse preço, visto que ela já desconfiava da secretária tão prestativa do marido.
O que você focaliza é o que atrai. Se você estiver pensando em “oportunidades” para este ano, talvez encontre um Rolls-Royce bem baratinho ou talvez um emprego maravilhoso de seu sonho ou até o amor de sua vida.
Pense dessa forma, o poder de seu foco como uma lente de uma câmera. A lente mostra apenas a imagem e o ângulo do que você focalizou.
Por isso, as fotografias podem com a maior facilidade distorcer a realidade, apresentando apenas uma parcela mínima da imagem ampla.
Imagine que você foi a uma festa com a sua câmera e focalizou em um canto um grupo de pessoas bebendo um pouco mais. Como seria representada essa festa? Talvez uma festa de pessoas bêbadas e chatas. Lembre-se que como representa as coisas em sua mente vai determinar o que você sente.
Mas, o que acontecia se você focalizasse sua câmera no outro lado da sala, onde as pessoas se divertiam pra valer? Como se sentiria? Como você representaria? Então, por que não focalizar as coisas boas que quer que aconteça em sua vida neste ano? Pode parecer estranho, mas já é uma possibilidade, além disso, você aumenta suas chances de focalizar o que você quer e construir o melhor ano de sua vida. Pense nisso!
Por José Roberto Teixeira Leite