Há quem diga que não basta sonhar. É preciso acreditar e, sobretudo, realizar. Insistir. Persistir. Incentivar. Todas essas características são virtudes que somam à personalidade da entrevista desta semana. Cristiane Panegassi Gobesso, ou simplesmente, Cris Gobesso, é dessas pessoas que inspiram com sua energia e determinação. Formada em Educação Física e Administração na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pós-graduada em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral, Cris atua como diretora do Sest/Senat de Rio Claro há nove anos!
Antes disso, entretanto, já trabalhou em vários lugares, como professora no Colégio Koelle e Colégio Notre Dame (em São Paulo); instrutora em academias, inclusive na que foi de sua propriedade; técnica desportiva de esporte de alto rendimento em clubes, como por exemplo, o Pinheiros, em São Paulo, e o Clube de Campo, em Rio Claro. Aperte o REC e grave a trajetória de mais essa personalidade da Cidade Azul!
Como o esporte surgiu em sua vida? “Sempre fui praticante de esportes na escola, participava de diversas modalidades e adorava a competição. Depois, passei a dançar e a competir como bailarina e a ministrar aula nas grandes academias em São Paulo.”
Você sempre foi uma grande incentivadora tanto do esportes quanto da cultura de Rio Claro, o que a motiva? “Acredito que através do esporte as pessoas passam a entender mais sobre as regras, os limites, o respeito e, acima de tudo, sobre o quanto dependemos uns dos outros. Através da cultura é possível ter maior discernimento e visão do todo, entender diferentes tradições, oportunizando assim, o conhecimento de mundo, ou seja, fato proporcionado pela arte através da alma do artista.”
Rio Claro sempre foi conhecida como a Cidade da Bicicleta e seu apoio ao ciclismo sempre foi grandioso. Você acha que a atenção que o esporte sobre rodas tem atualmente é o suficiente? “Sendo o Sest/Senat uma empresa para atender o setor de transporte, escolhemos ser um Polo Olímpico de Ciclismo, também porque em Rio Claro é um transporte amplamente utilizado, ou seja, como foi ressaltado, a Cidade da Bicicleta. Agora, o esporte assim como tantos outros pontos em nosso País, ainda é muito amador e com nenhuma visão de investimento, contudo acredito que o trabalho de base sempre será o melhor celeiro de Grandes Atletas.”
Por falar nisso, em sua opinião, como está o Esporte de maneira geral no Brasil? “O Esporte hoje vive uma grande crise nas escolas e na vida comum das crianças – que vivem apenas aficionadas à tecnologia – e também vive uma grande crise no alto rendimento – com a falta de incentivo e patrocínio. O que falta é ‘governo’, um governo que acredite e que invista em Esporte, pois assim estará investindo em Saúde.”
E em Rio Claro, você percebe diferenças entre a sociedade dos anos 1980/1990 e a atual? “Sim, existe muita diferença, éramos um povo com muito mais cultura, com muito mais recursos, vivíamos com menos insegurança, andávamos a pé, de bicicleta, éramos certamente mais ‘livres’.”
Como você enxerga o atual momento no Brasil? “Preocupante. Assim enxergo o atual momento do Brasil. Um cenário econômico de insegurança, com muito desemprego e empresas fechando, além de muita criminalidade. Creio que o próximo Presidente terá um desafio enorme nas áreas de Educação e Economia.”
CARA A CARA
QUEM É CRISTIANE GOBESSO? Alguém muito sonhadora, que acredita muito no potencial humano, que gosta de executar e de fazer com que as coisas aconteçam. Alguém ligada no 220 volts, que gosta muito de trabalhar e valoriza muito a amizade e que ama, sobretudo, a família
RIO CLARO: Lugar que amo viver
ESPORTE: Incentivo o ciclismo, amo assistir futebol e gosto de dançar
INESQUECÍVEL: O dia do meu casamento
PARA ESQUECER: Dias de perdas de pessoas que amamos
SAUDADE: Meu pai
EXPECTATIVA: Um Brasil melhor
UM LUGAR: A praia
UM MOMENTO: Lazer com os amigos
UM ÍDOLO: Não tenho um ídolo, tenho simpatia por vários feitos das pessoas
UM SONHO POSSÍVEL: Fazer algo grande para mudar o País
UM SONHO IMPOSSÍVEL: Acabar com a corrupção
UMA FRASE: Tente! (Tente!) E não diga que a vitória está perdida se é de batalhas que se vive a vida, tente outra vez! (Raul Seixas)
UMA COMIDA: Bacalhoada
UMA BEBIDA: Cerveja
UMA PALAVRA QUE A DEFINA: Intensidade
PINGA FOGO
MUDARIA DE CALÇADA AO CRUZAR COM: Ninguém, os incomodados que mudem
MAL MAIOR: Corrupção
NÃO MERECE O MEU RESPEITO: Gente que só “trapaceia”
A POLÍTICA É: Perigosa
NÃO SIMPATIZO, MAS RESPEITO: Gente radical
NÃO RESPEITO, MAS SIMPATIZO: Não consigo simpatizar com algo que não respeito