O ano de 2020 ficou bem diferente também para o tão famoso “bom velhinho”, que com 70 anos de idade precisou se afastar. Pandemia, grupo de risco, o resultado não foi outro, teve que ficar em casa e se privar dos encontros especiais com aqueles que se entregam à magia do Natal, principalmente as crianças. “Fazem melhor para mim do que eu para elas, me dão forças, oram por mim”, contou Vanderlei Natal Sestenari, também conhecido como Papai Noel, em entrevista ao Diário do Rio Claro.
Oração e fé que inclusive foram essenciais nesses tempos tão difíceis para todos. “Neste ano está sendo bem diferente, para esquecer e para lembrar, muito aprendizado e muita coisa triste. Vemos mais união, solidariedade, mas temos a doença que está levando tanta gente. Está sendo triste, não só pelo lado financeiro, mas em todos os aspectos”, avaliou.
SEM TRABALHO
É, e a “falta” de trabalho afetou milhares de pessoas, entre elas o “bom velhinho”, que neste período teve, digamos, uma redução nos serviços. Assim como em diversos setores, foi preciso se adaptar para manter o distanciamento, após 15 anos de atuação no Shopping de Rio Claro, sua apresentação foi modificada, de presencial à tela de TV. Os visitantes do Shopping Rio Claro, já acostumados com sua presença puderam acompanhar um vídeo gravado por ele no qual fala do sentimento do atual período de não poderem estar juntos. “Foi o primeiro ano sem atuar. Sinto muita falta, fiquei frustrado. Já tive dois enfartos, um AVC, cateterismo, cirurgia do coração. E, neste período, no contato com as pessoas que se contagiam com o Papai Noel, eu me recarrego, esqueço tudo. Em novembro e dezembro eu esqueço dos problemas. Me transporto e é uma satisfação levar essa magia. Se as pessoas soubessem absorver a energia que as crianças passam ficariam bem melhores”, contou emocionado.
PEDIDOS QUE COMOVEM
Ser Papai Noel não é tão fácil assim, principalmente, quando surgem pedidos que estão longe das possibilidades. “É muito gratificante, mas muito difícil. Eu choro, me emociono. Pedidos como: você pode trazer minha mamãe de volta? Você pode trazer meu avô de volta? Pedidos também de reconciliação de pais, criança que já pediu um frango para o Natal. Se deparar com pedidos inusitados e emocionantes, não tem como não ficar com o coração partido. E, em outras vezes, pedidos tão simples que não são atendidos”, contou o Papai Noel emocionado e interrompendo a fala com o choro.
Estar ao lado do bom velhinho é sempre um momento de magia e emoção. E sua história é carregada de boas lembranças. Como Papai Noel surgiu o desejo de estar presente em muitos outros lugares, assim passou a visitar empresas, igrejas, até surgir a oportunidade de estar no Shopping há 15 anos atendendo tantas pessoas com uma palavra de carinho ou com a recordação da foto com o Noel. “Precisa ser um contato humanizado. Tem pessoas que têm fotos de todos esses 15 anos ao meu lado. É gratificante esse carinho. Só tenho a agradecer”, frisou.
“Faz melhor para mim do que eu para elas, me dão forças, oram por mim”
Papai Noel
“HO HO HO….. Realmente vai ser difícil atender todo mundo, principalmente neste momento de pandemia. Eu quero desejar a todos, em especial às crianças e menos afortunados, que nosso papai do céu possa abençoar ricamente, com saúde e sabedoria e que os pais cuidem de suas crianças. Um Feliz Natal e um abraço do Papai Noel.”
Foto: Divulgação