Num bem distante 7 de setembro de 1822 um grito foi dado por D. Pedro I a margem do rio Ipiranga indignado com a situação que se encontrava o país em relação a Portugal.
Foi um ato de bravura que mudou o rumo de nossa história. Liberdade palavra chave que todos os povos proclamam.
Foi uma conquista que todo ser humano preza e almeja em vários setores de sua vida. Foi uma revolução que culminou com ideias de pessoas que desejavam o melhor para o país e conquistada sem guerra.
Avançando um pouco no tempo, nem querendo escrever sobre a história (que você conhece bem) de que modo o povo brasileiro pode avaliar as mudanças que houve depois desse histórico evento? Perceba alguns setores de nossa sociedade.
Vemos todos os dias desfilar diante da TV de nossa sala gritos de justiça com uma bala perdida principalmente no Rio de Janeiro. Gritos que se juntam aos montes ecoando além daquele espaço físico, entra em sua casa.
Gritos de Justiça que comtemplamos o nosso dinheiro sendo desviados não mais na “cueca” e sim em malas caríssimas para não chamar muita atenção de autoridades competentes.
Gritos de residências que mais se parecem presídios com câmeras de vídeos, cercas elétricas, portão eletrônico mais veloz e um cão de guarda de boas vindas. Insegurança de só de pensar em sair para as ruas.
Gritos de indignação na área da Saúde, mal atendimento na área pública, falta de leitos e remédios para a população mais carente, como se o imposto que você paga faz por merecer qualquer atendimento a não ser o particular.
Gritos da Educação, salas mal cuidadas, professores mal pagos e a maioria dos estudantes desinteressados e mal direcionados para o mercado de trabalho. Parece que quanto menos conhecimento mais fácil a manipulação.
Gritos nos juros altos e de promessas e pouco compromisso de uma grande maioria dos políticos e de uma lava jato que aos poucos se enfraquecem… consegue lembrar-se de algo a mais?
Agora que gritos tem que ecoar para ocorrer mudanças em nossa sociedade e nosso país? Existe uma Lei de Causa e Efeito. O efeito é as coisas que você percebe na sua vida, na sua comunidade. A causa está em cada um de nós. O que você realmente quer para a sua família e sua comunidade?
O grito do 7 de setembro ainda ecoa nas planícies, nas cidades em todos os lugares onde você frequenta. Toda mudança exige esforço e responsabilidade. Quem sabe este é o momento de você se adiantar no tempo e moldar uma identidade de que também é responsável. E gritarmos juntos! Liberdade salve a Independência do Brasil!! Não pense nisso!
Por Dr. José Roberto Teixeira Leite
Cirurgião Dentista e Coach em PNL
E-mail: npnljoseli@gmail.com