Você sabia que existe uma idade cronológica, uma idade fisiológica e uma idade mental que podem fazer uma grande diferença em vários aspectos de sua vida? Uma pessoa de vinte e poucos anos pode sentir-se como se fosse uma pessoa de cinquenta anos. E uma pessoa de mais de cinquenta anos pode sentir uma grande energia como se fosse mais jovem.
Um dos aspectos que os mais velhos passam para uma pessoa mais nova é essa exigência de que necessitam sempre de ajuda. – Quer que eu a ajude a atravessar a rua? Ou no Caixa Eletrônico: – Está com dificuldade com o cartão? (esse pode ser um golpe), ou outras abordagens que você pode recordar. A pessoa mais velha se permite identificar com isso e realmente começar a pensar: – É, estou realmente velho! E começará a agir como tal.
E não quero dizer que essas pessoas não devam receber nenhuma ajuda, mas da melhor maneira possível evitar de ocorrer identificar-se com essas abordagens e nem de ser indelicado nessas situações.
Um dos fantasmas imaginários que interferem negativamente na vida das pessoas, é a ideia de ser velhas demais. Este fantasma é imaginário, mas mesmo assim pode arruinar tudo – enquanto você acreditar nele.
Depois da última guerra, alguém criou o desastroso lema “velho demais aos quarenta” e muitas pessoas o absorveram e usaram-no para aleijar suas próprias vidas. São estatísticas que foram pouco contestadas e arrastaram um período grande de retrocesso na vida de muita gente.
Muita gente para de procurar empregos por causa da idade ou de realizar um investimento em determinada área achando que são velhos demais. O Coronel Sanders, fundador do KFC, entrou no ramo de fast-food depois dos sessenta anos e se tornou uma das maiores redes de fast-food no mundo todo. E outros exemplos que você já conhece.
Curiosamente, na verdade é que se você se sente mais velho em relação a sua idade, ela de fato se transformará num obstáculo intransponível em qualquer setor de sua vida, mas é você que a transforma em um obstáculo. Você acredita, de coração, que sua idade é um empecilho? Este pensamento – e o grande temor que o acompanha – passam a ser dominantes em sua mente. Tudo o que você fizer refletirá em qualquer empreendimento que queira realizar, um emprego ou qualquer atividade que investir.
Contudo, se você trabalhar em si mesmo até superar esse medo, até você sentir realmente, que sua idade não importa, mudará muita coisa em sua vida. O fantasma velho demais para fazer alguma coisa é puramente pessoal e não tem existência fora de sua própria mente. Você é tão velho ou mais novo quanto imaginar. E outros avaliarão a sua idade de acordo com aquela que você se atribuir, de fato.
Pense nisso!