Segundo informações do Boletim Anti-Covid elaborado pela Unesp RC, data de 31 de dezembro de 2019 o relato do primeiro caso de pessoa infectada com o novo coronavírus, na cidade de Wuhan, China. A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu alerta naquele dia após a notificação de uma pneumonia misteriosa por parte das autoridades sanitárias chinesas. Em 9 de janeiro de 2020 já houve a notícia da primeira morte causada pela Covid-19, como ficou nominada a doença causada pelo coronavírus. A vítima foi um chinês de 61 anos. Quatro dias depois foi confirmada a primeira infecção fora da China, de uma pessoa na Tailândia que regressara de uma visita a Wuhan.
Durante o mês de janeiro o vírus chegou nos Estados Unidos e na Austrália e aconteceram as primeiras ações de quarentena ao redor do mundo. No Brasil, o primeiro caso confirmado de infecção por coronavírus foi no final de fevereiro: um homem também de 61 anos que retornava da Itália em viagem de trabalho. Em 11 de março de 2020 a OMS declara que vivemos uma pandemia, ou seja, o vírus está espalhado por todo o planeta, sem contenção.
A primeira morte no Brasil devida à Covid-19 foi em 17 de março de 2020. Desde então, já são mais de 180 mil vidas perdidas e 7 milhões de pessoas que já foram contaminadas.
RIO CLARO
Rio Claro ultrapassou a marca de oficial de 6 mil pessoas infectadas pela Covid-19 no último dia 17. Isso significa pouco mais de 3% da população, ou uma em cada 33 habitantes do município. A distribuição de casos, de internações e óbitos, varia com a idade.
Menos de 0,2% das crianças com menos de 9 anos tiveram confirmação de covid-19. As maiores incidências foram na faixa de 41 a 60 anos de idade (com 4,2%) seguida pela de 21 a 40 anos (3,9%). A incidência foi menor entre aqueles com 61 a 80 anos (3,3%) e com 81 anos ou mais (3,2%).
“Os dados de Rio Claro confirmam que a gravidade da doença cresce com a idade. Quase não houve internação até os 20 anos de idade. Dos 21 anos em diante a proporção de internados aumentou: 0,3% das pessoas entre 21 a 40 anos foram internadas, enquanto entre aqueles com mais de 81 anos, 1,5% foram internados”, aponta Eduardo Kokubun, professor e membro da Comissão Anti COVID da Unesp Rio Claro.
Com óbitos a situação é semelhante: até os 40 anos quase não houve mortes, passa para 0,1% entre aqueles com 41 a 60 anos e dentre aqueles com 81 ou mais foram 0,6%.
FERIADOS
Ainda, conforme Kokubun, o feriado de Natal fechou o domingo (27), com nenhum caso novo de Covid-19 registrado nas últimas 24 horas pela prefeitura de Rio Claro. Com isso, a média móvel diária, diminuiu de 42 casos novos há 14 dias, para 26 casos, com redução de 38%. Nesse intervalo de duas semanas, o número de óbitos diminuiu de 5 registros por semana para 2, enquanto a ocupação de leitos síndrome gripal permaneceu estável (de 52 para 51 leitos ocupados).
“Os números da pandemia, que desde 21/11 estavam repetindo a aceleração do primeiro semestre, quando Rio Claro regrediu da fase laranja para a fase verde, passaram a desacelerar. É possível que parte da população tenha viajado para aproveitar esta última semana do ano, empresas tenham entrado em recesso diminuindo a duração e frequência de contato entre pessoas. De fato, o número pessoas que circula pela cidade reduziu discretamente em 1% durante a semana. É também possível que após a aceleração abrupta da pandemia no final de novembro, as pessoas passaram a ter mais cuidados com as medidas de prevenção. Todos esses comportamentos podem ter colaborado para diminuir o número de pessoas expostas e tempo de exposição ao novo coronavírus”, avaliou o professor.
De acordo com Kokubun, o temor de que o pior da pandemia do primeiro semestre poderia se repetir entre o Natal e Réveillon parece, no momento, afastado. “Porém, ainda não é possível saber os efeitos desses últimos feriados de 2020 na disseminação da pandemia em Rio Claro. É necessário estar atento, pois os efeitos do aumento de contágio aparecem com atraso de uma a duas semanas, ou seja, nas duas primeiras semanas de janeiro”, conclui.
Foto: Divulgação/Cecília Bastos/USP Imagem