A Câmara Municipal de Rio Claro realizou na última segunda-feira (11) a última sessão ordinária deste ano. Além dos sete projetos aprovados, incluindo o orçamento municipal de 2024, a sessão foi marcada pela renovação das cobranças dos vereadores pela pavimentação do Jardim Nova Rio Claro.
O assunto foi tema de discussão recorrente nas sessões ao longo do ano. Reuniões foram realizadas para viabilizar o projeto e a promessa era de asfaltar o bairro neste ano, mas visto que faltam 17 dias para acabar o ano obra será novamente adiada.
Esse novo adiamento gerou críticas por parte dos vereadores que lembrara que o Legislativo devolveu mais de R$ 13 milhões ao Executivo com indicação de usar o dinheiro para pavimentar o Jardim Nova Rio Claro cujos moradores aguardam há mais de 30 anos pelo benefício.
“O compromisso de asfaltar o Jardim Nova Rio Claro não foi cumprido. Estamos virando mais um Natal e nada foi feito. Ainda tem pontas de ruas em outros bairros que precisam ser concluídas”, comentou o vereador Rafael Andreeta na sessão de segunda-feira (11). Ele citou os bairros Novo Wenzel, Maria Cristina, Araucária, Palmeiras, Jardim Novo, Chácara Lusa, além dos distritos de Ajapi e Assistência.
Em audiência pública do orçamento realizada no dia 23 de novembro, o secretário municipal de Obras, Valdir de Oliveira, informou que a pavimentação de pontas de ruas de vários bairros está prevista no orçamento de 2024, através do programa Nossa Rua do governo estadual. Na reunião, o secretário foi questionado pelo vereador Serginho Carnevale sobre o asfalto do Nova Rio Claro.
Na época, o secretário disse que a licitação da obra foi realizada em modelo novo de licitação (Lei Federal nº 14.133/2021) com regime diferenciado de contratação (RDC). Ele estaria analisando a documentação da empresa para dar prosseguimento ao processo, o que deveria ter ocorrido no último dia 30.
O mesmo foi dito em sessão camarária no dia 6 de novembro. Que a licitação tinha sido concluída e a Secretaria de Obras estava analisando a documentação apresentada pelas empresas. Na época, a informação era que o nome da vencedora seria divulgado até o fim de novembro e o contrato assinado no início deste mês, mas até o momento isso ainda não aconteceu.
Por Ednéia Silva / Foto: Arquivo/DRC