Uma das corridas mais lendárias – talvez a mais – do automobilismo mundial, as 24 Horas de Le Mans acontece neste fim de semana (15 e 16 de junho), na França.
O fato de ser icônica já seria suficiente para valer a atenção do público ao longo deste fim de semana. Mas a edição de 2019 traz um elemento extra: por conta do calendário ‘europeu’ do Mundial de Endurance na temporada 2018-19, a prova também decide os campeões.
Ao longo das quatro classes, em maior ou menor escala, tudo está em aberto quando o assunto é luta pelo caneco.
A edição de 2019 decide o campeão da Super Temporada 2018/19 do Campeonato Mundial de Endurance, o WEC, enquanto 186 pilotos se dividem nas quatro categorias do mundial: LMP1, LMP2, LMGTE-Pro e LMGTE-Am.
Os brasileiros nas 24 Horas
Entre os brasileiros que estarão na prova, na LMP1, Bruno Senna estará ao volante do Rebellion R13 #1. Na LMP2, André Negrão estará a bordo do Alpine A470 #36. Três brasileiros competirão na LMGTE-Pro: Augusto Farfus (BMW M8 GTE #82), Daniel Serra (Ferrari 488 GTE EVO #51) e Pipo Derani (Ferrari GTE EVO #89).
Os estreantes nas 24 Horas de Le Mans, Rodrigo Baptista (Ferrari 488 GTE # 84) e Felipe Fraga (Ford GT #85) correm na LMGTE-Am.
Na LMP1, como era de se imaginar desde o começo da temporada, a briga envolve apenas os trios da Toyota. Os carros #8 e #7, protagonistas até aqui, abriram grande vantagem sobre o terceiro colocado, a Rebellion #3, já fora da briga. Assim, os trios Fernando Alonso/Sébastien Buemi/Kazuki Nakajima e Mike Conway/Kamui Kobayashi/José María López tem apenas que se atentar um ao outro. Mas existe um favorito claro: Alonso/Buemi/Nakajima chega a Le Mans com 31 pontos de vantagem, sendo que 38 estão em jogo.
Na LMP2, a briga é mais acirrada – e envolve um brasileiro. André Negrão compõe com Nicholas Lapierre e Pierre Thiriet o trio do #36 da Signatech Alpine, hoje líder com 143 pontos. O problema é que Ho-Pin Tung, Gabriel Aubry e Stéphane Richelmi do #38 da Jackie Chan – sim – aparecem logo atrás, com 139.
A diferença de 4 pontos significa que se o vencedor for um dos dois, ele automaticamente será campeão. O mesmo vale para terminar em segundo ou terceiro, estando o rival direto atrás. A vantagem do #36 só começa a contar de quarto para trás: nessas posições, terminar apenas um posto atrás do #38 basta para ser campeão.
O campeonato mais próximo de estar decidido é o da LMGTE Pro. A campanha superior de Michael Christensen e Kévin Estre com o Porsche #92 trouxe 140 pontos, 36 a mais do que o Porsche #91, dos companheiros Gianmaria Bruni e Richard Lietz. Só um cenário faz o #91 sair de Sarthe como campeão: vencer e torcer por abandono do #92.
A largada será às 10 horas deste sábado (15), no horário de Brasília.
Programação das 24 de Le Mans 2019 na televisão: sábado (15 de junho), das 10 às 16 horas, e domingo (16 de junho), das 8 às 10h30 – no canal Fox Sports 2.
24h de Le Mans marcam adeus da BMW do WEC; Ford também sai
Com o fim da temporada 2018/19 do Campeonato Mundial de Endurance, o WEC, com as 24 Horas de Le Mans, vão embora também duas montadoras.
De forma surpreendente, a BMW anunciou recentemente a saída do Mundial de Endurance após o fim da supertemporada 2018/19, priorizando a Fórmula E e a nova fase do DTM.
A Ford já tinha nos seus planos se retirar do WEC após as 24 Horas de Le Mans. Entretanto, o novo regulamento dos Hypercars, previsto para 2020/21, pode fazer a montadora norte-americana reconsiderar seu programa.
Isso fará com que o campeonato do próximo ano seja reduzido em 40% de seu plantel na principal categoria de Grã-Turismo do Mundial de Endurance.