O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Protagonistas da Vida é um projeto que funciona na União de Amigos – UDAM, com o intuito de oferecer à pessoa idosa um lugar de Convivência e Fortalecimento de Vínculos familiares, com a comunidade e com a possibilidade de fazer novas amizades com pessoas da mesma faixa etária. Desde 2016, são oferecidas diversas atividades para este público, hoje, são 57 idosos atendidos.
Porém, com a determinação de isolamento social, algumas mudanças também ocorreram para que essas pessoas sejam assistidas mesmo que distantes fisicamente. “Com as exigências de afastamento social e sendo a pessoa idosa parte do grupo de risco, a equipe técnica do projeto envia materiais informativo/recreativo com o intuito de auxiliar o idoso a atravessar esse período”, comenta a psicóloga e técnica do serviço Marta Maria de Jesus Paulino.
Parte do material enviado para os idosos em suas casas são livros, lãs, linhas, desenhos para colorir, receitas que melhorem a imunidade, receitas de beleza (hidratação para os cabelos, máscaras faciais), histórias para reflexão, histórias de humor, letra de músicas, palavras cruzadas. “Enfim, várias atividades que auxiliam a reduzir o estresse e auxiliam na promoção da qualidade de vida”, explica a psicóloga.
Quem está do outro lado diz que o trabalho tem feito toda a diferença neste momento, como relata Tercília Aparecida de Oliveira Antonello, de 70 anos. “Durante todo esse tempo ficamos isoladas, muitas são viúvas e vivem só. Faz ideia do que estamos passando e sofrendo? Não poder ir para rua, não poder ter contato com ninguém. Eu adorava nossas reuniões duas vezes por semana. Todas elas nos tratam com amor e carinho. Agora, mandam envelopes com desenhos, livros. A cesta verde que estamos recebendo e toda semana ligam para saber como estamos”, destaca.
O único sentimento é o de gratidão. “Eu presto minhas homenagens para essas gigantes da UDAM que são anjos que nos dão suporte maravilhoso de vida. O que seria de nós que fazemos parte desse grupo sem essas meninas. O trabalho é muito importante. Eu me sinto amparada, feliz, sinto que eu não estou sozinha nesse mundo. Eu tenho minha família, meus filhos são maravilhosos, mas o trabalho delas também é muito importante e todas as amigas que temos contato, os recados, as mensagens. Eu agradeço a Deus a existência da UDAM”, ressalta Tercília.
E a entrega de diversos produtos é feita com todo o cuidado que o momento necessita. “Seguimos todas as recomendações da OMS para a entrega dos materiais, não temos aproximação com os idosos. A parte mais bonita do trabalho é essa, porque eles frequentavam o serviço, tinham uma vida ativa. Hoje, precisam ficar em casa; a equipe técnica não consegue ir, porém chegamos até eles dessa forma, enviando os materiais diversos para tentar distrai-los durante este período de pandemia”, salientou a coordenadora da Udam Selma Cristina da Silva.
ARRECADAÇÃO DE LIVROS
A psicóloga Marta Maria de Jesus Paulino explica que o incentivo à leitura com a oferta de diversos livros expostos na biblioteca da UDAM é uma das ações dentre várias outras e neste momento necessitam de doações. “Fazemos o empréstimo e é rotativo, mas como estamos enviando desde março, eles já leram quase todos, por isso precisamos de mais doações para renovar nosso acervo”, solicita.
Exemplares de diversos gêneros podem ser doados como romance, ação e aventura. As entregas podem ser feitas na UDAM+, que fica na Avenida 30, número 1210, entre as ruas 10 e 11, no bairro Santana; e também na sede da UDAM, na Avenida 23, número 1483, no bairro do Estádio.
Foto: Divulgação