Talento Nato. Não há outra palavra para definir o desempenho de Turí, no último domingo (19), no The Voice Kids. A rio-clarense que fez virar, nada menos, que as três Cadeiras de Jurados do Show de Talentos apresentado pela Rede Globo de Televisão, demonstrou habilidade ímpar cantando ‘Dança da solidão’, Clássico de Paulinho da Viola. Desde que nasceu em 2007, Olívia Paié Alves Pizzonia Cunha começou a ser chamada pela mãe, Jú Paié, de Turí – nome que a cantora passou a usar artisticamente e que conforme pesquisa realizada pela reportagem do DRC seria uma corruptela de Turin que, em Grego, significa ‘Milagre Vitorioso’.
Ainda que tenha cantado antes mesmo de falar, o contato mais intenso de Turí com a Música se iniciou quando tinha quatro anos, ocasião em que o pai, Luiz Angelo Pizzonia Cunha, comprou um piano no qual a garotinha arriscou as primeiras notas. Percebendo o talento que saltava aos olhos, os pais a matricularam em uma Escola de Música e, a partir de então, a estudante que, atualmente, cursa o Oitavo Ano do Ensino Fundamental e que tem como ídolos Chico Buarque e Fred Mercury vem demonstrando em seu Canal no YouTube, o ‘Dó Ré ME & TURÍ’, que tem potencial e desenvoltura para despontar nacionalmente como uma Grande Artista.
Como a garota obteve aprovação unânime dos treinadores do Reality Show, precisou escolher apenas um deles para seguir adiante na competição e, demonstrando coerência musical e, sobretudo, estética decidiu integrar o Time Brown, que tem à frente o cantor e compositor baiano Carlinhos Brown. Agora, vencida a etapa intitulada ‘Audições às Cegas’, Turí segue para a fase das ‘Batalhas’, em que os técnicos formam trios que competem cantando a mesma canção e que, ao fim da apresentação, somente um dos três concorrentes avança à etapa dos ‘Shows ao Vivo’.
Talento Nato
Ainda nos primeiros anos de vida, Olívia Paié Alves Pizzonia Cunha demonstrou aptidão para a Música; atento ao fato, o pai comprou um piano e, desde então, Turí vem lapidando sua carreira de Grande Artista.
Quinta edição do Show de Talentos terá a Cidade Azul torcendo por Turí
O The Voice Kids estreou na Rede Globo de Televisão no dia 3 de janeiro de 2016. O programa é uma versão infantil do The Voice Brasil e os seus jurados, atualmente, são os artistas Carlinhos Brown, Claudia Leitte e a dupla sertaneja Simone & Simaria. Desde a sua estreia já aconteceram quatro edições em que participaram quase que uma centena de crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos de idade.
Em 2020, a atração que já teve como vencedores Wagner Barreto [2016], Thomas Machado [2017], Eduarda Brasil [2018] e Jeremias Reis [2019], conta com a participação de nossa conterrânea Turí, que demonstrou um Talento Nato durante apresentação no palco do TVK e, para quem, aliás, a equipe do Arquivo Histórico da Família Rio-Clarense, bem como toda a Cidade Azul, seguirá na torcida até o fim!
Canção composta por Paulinho da Viola foi regravada por Marisa Monte
Lançada originalmente em 1972, no álbum ‘A dança da Solidão’, de Paulinho da Viola, a canção ‘Dança da solidão’ composta pelo sambista carioca foi regravada por Marisa Monte com participação de Gilberto Gil no seu belíssimo ‘Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão’, que chegou às prateleiras das lojas em 1994.
Com uma maneira peculiar de fazer refletir através dos versos que casados à melodia e a sua sucessão coerente de sons e silêncios emanam algo de inquietação e contentamento, Paulinho criou um Clássico da Música Popular Brasileira que, agora, arrisco dizer existem duas versões definitivas: a de Marisa e a de Turí.
Foto: Artur MenineaGshow