A todo tempo estamos fazendo escolhas em nossa vida desde o momento que se levanta até a hora de dormir. E essas escolhas, na maioria das vezes, são inconscientes. Se for algo que pretende ainda realizar, pode pensar: Ah! Eu não vou conseguir. Ou: Ah! Hoje vai ser pesado.
Você faz a escolha da roupa que vai vestir. Se vai ler este artigo até o final. Se decide ir ao trabalho de “busão”, de Uber, de moto ou de carro. E o que comer no café da manhã, no almoço e no jantar.
E você também tem o direito de escolher o modo de viver. Ninguém pode fazer isso por você. Pode ajudá-lo a fazer uma escolha, mas ninguém vai poder fazer isso por você. O Grande Criador deu a você a liberdade para fazer qualquer coisa que preenche seus anseios, dentro do limite de sua capacidade intelectual.
Por isso, sugiro que assuma a responsabilidade de escolhas com sabedoria. A decisão que você assume hoje pode fazer uma grande diferença em sua vida no futuro. Assumir a responsabilidade significa que você pode mudar o rumo de seus sentimentos e torná-los melhores.
Isso me lembra do filme em que o ator Deni de Vitto interpreta um personagem em que assume uma classe para ministrar aulas para um pequeno grupo de soldados do exército considerados “idiotas”. Ele muda o estilo da aula, onde os alunos interpretam Hamlet, de Shakespeare. Eles começam a gostar das aulas e mudam suas atitudes e conseguem excelentes notas.
Certo dia, um dos alunos é investigado e descobrem que ele já foi traficante e é preso diante dos seus colegas. Na sala de aula, cria-se um clima de tristeza e profundo abatimento. E o professor consegue mudar esse clima de revolta explicando aos alunos que foi uma questão de escolha. E completou: “A vida que escolhemos ditam a vida que levamos. Seja fiel a você mesmo.”
Eu não sei quais foram as escolhas diante de sua vida. Se estiver bem ou não como desejaria que ela fosse. Eu também não sei se já pensou nisso antes. E eu também não sei se você deseja novas e melhores escolhas em sua vida ainda. O que eu sei: não perca muito tempo para reavaliar suas escolhas de forma saudável e com sabedoria de coração. Apenas tome uma decisão que possivelmente vem adiando por muito tempo em sua vida.
Crie um hábito saudável de tomar decisões com mais frequência em vários aspectos de sua vida porque, por incrível que possa parecer, a maioria das pessoas tem a vaga noção que irá durar para sempre e de repente não conseguir mais mudar o rumo de sua vida por uma questão de escolha. Pense nisso! MQA.