Depois de um longo período sem óbitos por Covid-19, Rio Claro volta a registrar mortes em sequência em decorrência da doença. Mais três mortes foram registradas nesta semana no município conforme aponta boletim divulgado nesta sexta-feira (23) pela Fundação Municipal de Saúde. As mais recentes vítimas fatais da doença são dois idosos e uma idosa. Com isso, o a cidade totalizada 672 óbitos nesta pandemia.
A nova onde da doença aumentou o número de casos e também de óbitos. Desde setembro, Rio Claro não registrava mortes pela doença e somente neste mês foram confirmados cinco óbitos. O número de casos também subiu e vem crescendo a cada semana. O boletim desta sexta-feira (23) informa que houve registro de 199 novos casos da doença, elevando o total a 33.021. Nas últimas semanas os indicadores tiveram uma sequência de crescimento passando de 4 casos para 51, 73, 102, 124, 151 e agora 199.
De acordo com GT de Monitoramento da Covid-19 da Unesp Rio Claro, a onda iniciada em novembro ainda não arrefeceu. “Foram registrados 418 novos casos em dezembro contra 188 em novembro e apenas seis em outubro”, destaca o GT.
O grupo de monitoramento alerta para o fato de que os números podem aumentar ainda mais neste fim de ano. “As festividades de final de ano podem exacerbar o crescimento no número de novos casos e aparecimento de formas mais graves de Covid-19. Elas podem ser minimizadas com a vacinação completa (incluindo as doses de reforço) e a utilização de máscara principalmente em locais com aglomerações”, orienta.
Das 33.021 pessoas infectadas com a doença no município, 32.122 estão recuperadas e 227 estão em isolamento domiciliar, com sintomas leves ou sem sintomas de Covid-19. Conforme a Fundação de Saúde, o município tem nove pacientes hospitalizados com índice de ocupação de leitos de 12%. São oito internados em enfermaria e uma pessoa recebe atendimento em leito de UTI. Esses dados incluem internações nas redes de saúde pública e privada.
A Fundação de Saúde alerta a população sobre o aumento dos novos casos de Covid-19 no município. “Recomendamos fortemente a atualização do esquema vacinal para os faltosos”, destaca a presidente da FMS, Giulia Puttomatti.
A autarquia indica a utilização de máscaras ao frequentar locais fechados e ao se relacionar com outros de fora do domicílio, especialmente para idosos, pessoas com doenças crônicas e condições de imunossupressão. Pessoas com quadros de resfriados ou gripes, ainda que leves, devem permanecer de máscaras ao se relacionar com outras.
Vacinação
Rio Claro aplicou 547.600 doses nesta campanha de vacinação contra a Covid-19. Percentualmente, 95,25% da população rio-clarense recebeu ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19. No estado de São Paulo foram aplicadas 127.618.425 doses, segundo balanço do Vacinômetro atualizado às 13h51 desta sexta-feira (23). Isso significa que 95,22% da população paulista tomou ao menos uma dose da vacina.
A vacina contra a Covid-19 está disponível em todas as unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família em Rio Claro, exceto nos postos do Guanabara e Boa Vista que estão em reforma. O atendimento acontece a partir das 7h30 para pessoas a partir de 3 anos. A vacinação de crianças entre 6 meses e 2 anos é feito por meio de agendamento prévio através do e-mail agendamentobaby@gmail.com.
Foto: Divulgação/MS