O município de Analândia tem três chapas concorrendo à prefeitura, conforme divulgado pelo portal DivulgaCand do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Todos os pedidos de registro de candidatura ainda aguardam julgamento pela Justiça Eleitoral.
A atual prefeita de Analândia, Silvana Perin (Solidariedade), tenta a reeleição ao lado de seu vice Vrá Mascia (União Brasil). Ela assumiu o cargo em maio deste ano após realização de eleição suplementar devido à cassação do prefeito anterior. Silvana e Vrá concorrem pela coligação “Analândia feliz para o povo” composta pelos partidos Podemos, União Brasil e Solidariedade.
Também na disputa pela prefeitura de Analândia estão Leandro Santarpio (MDB), candidato a prefeito, e Cicinho Paiuta (PSD), candidato a vice-prefeito. Eles disputam o comando do município vizinho pela coligação “Analândia do Bem” formada pelas siglas: MDB, PP, PSD e PSB.
A outra chapa concorrente é encabeçada pelo candidato a prefeito Odair Mistro (PDT) e seu candidato a vice Dr. Romualdo (Republicanos), que concorrem pela coligação “A mudança está em nossas mãos” formados por Republicanos e PDT.
De acordo com informações do DivlgaCand, o limite legal de gastos para a campanha majoritária é de R$ 159.850,76.
Candidatos a vereador
Conforme o TSE, Analândia tem 70 candidatos ao cargo de vereador. Esse foi o total de pedidos de registro de candidaturas recebido pela Justiça Eleitoral no município. O Legislativo Municipal tem nove cadeiras disponíveis.
Eleitorado
De acordo com o TSE, Analândia tem 4.971 eleitores aptos a votar nas eleições municipais deste ano. Desse total, 4.647 (93,48%) possuem biometria e 324 (6,52%) não tem cadastro biométrico. O eleitorado analandense cresceu 7,86% em relação ao pleito municipal de 2020 quando a cidade tinha 4.609 cidadãos aptos a votar. Na comparação com 2022, o aumento foi de 9,21%, passando de 4.552 em 2022 para 4.971 em 2024.
Por Ednéia Silva / Foto: Reprodução/Rede Social