O local escolhido foi o Espaço Livre da Visconde, que comportou diversos veículos oficiais e um grande número de profissionais.
Quem passou nas proximidades do Espaço Livre da Visconde do Rio Claro ou ouviu as sirenes dos veículos do Corpo de Bombeiros e Samu não entendia o que estava acontecendo e se era uma ocorrência real.
Em média, 60 profissionais, incluindo Corpo de Bombeiros, Samu e Defesa Civil, atuaram na ação realizada na manhã dessa sexta-feira (28).
A cena envolvia um grande acidente de trânsito com diversos veículos, entre eles dois carros, ônibus e até um caminhão com produtos inflamáveis. O simulado contou com duas vítimas fatais e diversas com ferimentos e presas nas ferragens. Tudo foi programado para o treinamento do Corpo de Bombeiros, que acontece todos os anos. “Faz parte do cronograma de todos os grupamentos dos bombeiros do estado.
Fazemos uma atualização profissional e o simulado para cada Subgrupamento está incluso. Este, então, foi o do 2º Subgrupamento dos Bombeiros que faz parte do 16º Grupamento com central em Piracicaba”, explicou o Comandante do Corpo de Bombeiros de Rio Claro, Tenente Fábio Henrique Giovani.
O trabalho contou com bombeiros das cidades de Rio Claro, Leme, Araras, Pirassununga, São João da Boa Vista, Rio Pardo, Mococa e Espírito Santo do Pinhal. “É um cenário bastante complexo, com inúmeros acontecimentos, incêndios, vazamento de produto perigoso, veículos colididos, então se fosse só a cidade de Rio Claro para atender este tipo de ocorrência, ficaria um pouco apertado quanto à questão do número de bombeiros, porém, dividimos isso com as demais cidades, que fizeram o apoio”, esclareceu o tenente.
Participaram do treinamento equipes do Samu, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal. “Cada equipe desempenhou muito bem suas funções em cada cenário, então foi nota dez para todos”, concluiu o Comandante do Corpo de Bombeiros de Rio Claro.