“A vacinação contra a Covid-19 é um direito de todos porém neste momento é um dever de cada cidadão respeitar a escala prioritária para que idosos e pessoas do grupo de risco possam ser imunizados urgentemente.” A fala é do vereador Val Demarchi (DEM) que na sessão ordinária da Câmara Municipal, na noite de segunda-feira (8), defendeu que o governo municipal divulgue de forma clara a transparência da referida escala.
Val Demarchi foi motivado por informações que sinalizam para a vacinação de pessoas que não integram o grupo prioritário. “Estamos na fase inicial do amplo processo de imunização. A Prefeitura, através da Fundação Municipal de Saúde, precisa criar mecanismos para prestação de contas diariamente”, comentou o vereador ao observar que entre os comentários que circulam pelo município existe até a acusação infundada de que vereadores já teriam sido vacinados. “Isso não pode acontecer, estamos diante de uma pandemia que faz vítimas diariamente. A transparência se faz necessária neste momento”, comenta Val Demarchi.
O vereador defende que a vacinação, neste momento de escassez, deve contemplar as pessoas mais vulneráveis à contaminação. Val Demarchi defende que os critérios para a definição da escala prioritária sejam divulgados, bem como, os nomes dos vacinados sejam incluídos em uma lista pública para que todos possam acompanhar passo a passo.
“Somente através de um processo transparente é que todas as dúvidas serão sanadas. Sabemos que infelizmente a vacinação total de todas as pessoas ainda vai demorar. Por isso, temos que ter a certeza de que nenhum favorecimento ocorra”, completou o vereador na tribuna da Câmara Municipal.
Foto: Divulgação