No último domingo (19), mais um jovem perdeu a vida em um acidente de trânsito registrado em Rio Claro e passou a fazer parte de estatísticas alarmantes pelo mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o registro de óbitos por ano em acidentes de trânsito é de 1,35 milhão.
A cidade de Rio Claro registrou entre janeiro e agosto deste ano, 781 acidentes de trânsito, conforme números contabilizados pela prefeitura. “O levantamento números de acidentes de trânsito foi retomado neste ano. O município tem os números aferidos pela Guarda Civil Municipal e pela Polícia Militar”, salientou a prefeitura em nota.
Vale ressaltar que registros são feitos também diretamente na Polícia Civil.
Estado
Dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo e do Infosiga – Sistema de Informações Gerenciais de acidentes de trânsito do Estado de São Paulo que foi implementado em 2014 pelo Governo do Estado mostram que 42% das mortes no trânsito são por suspeita de embriaguez ao volante. Segundo o levantamento de janeiro de 2019 a julho de 2021, foram registrados 12.470 acidentes e 892 óbitos de motoristas com suspeita de embriaguez ao volante, sendo que os jovens são as principais vítimas.
Semana Nacional do Trânsito
Visando reduzir números de acidentes no trânsito ações são realizadas em todo o país dentro da Semana Nacional de Trânsito que tem como tema neste ano “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. A Semana Nacional de Trânsito (SNT), conforme disposto no art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Nesse período, são realizadas ações em todo o País com o objetivo de conscientizar todos os envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres.
Seguindo também as recomendações contidas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) e considerando que os acidentes no trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo, a realização da Semana Nacional de Trânsito visa preservar vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito. Tais ações devem contemplar a discussão questões relacionadas à infraestrutura viária brasileira, organização e alinhamento dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), mobilidade urbana, convivência pacífica entre pedestres, ciclistas, motociclistas, entre outros aspectos.
A abertura da Semana ocorreu na sexta-feira (17). Na ocasião, o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, que preside o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), assinou a resolução instituindo o novo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), cuja meta é reduzir pela metade as mortes no trânsito até 2028 e salvar 86 mil vidas. Segundo a pasta, os organizadores esperam que os meios de comunicação veiculem e amplifiquem o alcance da mensagem.
As ações estão previstas para ter início a partir de 1º de janeiro de 2022. A iniciativa é parte da estratégia formulada pelo governo federal que contempla questões relacionadas à infraestrutura viária brasileira, organização e alinhamento dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), mobilidade urbana, convivência pacífica no trânsito e outros aspectos, conforme publicado pela Agência Brasil.
Estatísticas mostram que, no último ano, 80 pessoas morreram, em média, por dia, em decorrência de acidentes no trânsito causados por falta de atenção, velocidade excessiva, embriaguez e outras imprudências, destacou o SEST SENAT ao divulgar a mobilização nacional durante esta semana. Para conscientizar a sociedade sobre a importância de se buscar um trânsito mais seguro, o SEST SENAT realiza mais uma grande mobilização durante a Semana Nacional do Trânsito. Com o tema “SEST SENAT pela Vida”, as ações estão marcadas para acontecer de 20 a 24 de setembro. O objetivo conscientizar todos os atores que influenciam o trânsito – motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas – para que entendam as suas responsabilidades e sua participação em busca de um trânsito mais seguro.
Durante a mobilização, serão realizadas ações que demonstram a importância da qualificação continuada e dos cuidados preventivos com a saúde dos motoristas, fatores que funcionam como indutores de um trânsito mais seguro e com menos vítimas. A ação também contará com atendimentos de saúde com as equipes do SEST SENAT.
Ações
Em Rio Claro as ações do SESTA SENAT ocorrem na sexta-feira (24) na Rodovia Washington Luiz, – km-176 das 08 às 10h, na Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves das 10 às 15h, e na Rotatória da Avenida 50A com Avenida Brasil das 14 às 18h.
Números
Ao Diário do Rio Claro a prefeitura informou os dados deste ano. Em janeiro de 2021 foram 76 acidentes (45 com vítimas, 31 sem vítimas), fevereiro, 71 (41, 30); março, 126 (87, 39); abril, 65 (26, 39); maio, 147 (105, 42); junho, 117 (75, 42); julho, 85 (42, 43) e agosto, 94 (34, 60).
Por Janaina Moro / Foto: Diário do Rio Claro/Arquivo