É cada vez mais comum a busca por uma conectividade com a terra, principalmente em ambientes urbanos, onde as áreas verdes se tornaram escassas ao longo das últimas décadas. Como forma de resgate de nossas origens, cada vez mais composições usando tons terrosos e terracota estão surgindo nas mostras nacionais e internacionais de design de interiores, despontando como uma tendência ousada e moderna.
Com a evolução tecnológica da indústria de tintas, hoje existem inúmeras opções para transportar a cor para os ambientes de uma forma bastante orgânica. A seguir, a Iquine, uma das principais empresas de tintas decorativas do país, mostra como tirar o máximo de proveito dessas cores e arrasar:
Tons terrosos formam combinações singulares com cores neutras
Os tons terrosos englobam o marrom avermelhado, laranja queimado, mostarda, entre outras cores.
Esses tons estão em alta e são tendência atualmente, porque elevam a energia do ambiente de uma forma suave, dando um toque rústico chique. A diversidade dessas paletas ajuda a planejar espaços mais minimalistas, uma vez que utilizar a cor como elemento decorativo, para preencher vazios, é um ótimo truque de composição. Um ambiente pintado em tom terroso pode ser incrementado com móveis e peças de arte em cores neutras, como o branco, o creme, e o cinza, criando combinações que oferecem acolhimento e maturidade ao lugar. Quando se adiciona um toque de dourado em algumas das peças, a decoração é elevada para outro nível de sofisticação.
Tons terrosos harmonizam com o verde
Tons amadeirados dialogam com o verde da natureza. Uma excelente dica é utilizar cores terrosas em áreas com plantas, principalmente as externas, trazendo aquele clima de terrassa mexicana. O tom terroso é uma aposta para se aplicar em determinadas paredes ou até mesmo em toda a área. A configuração desse espaço pode ser complementada por revestimentos em tijolos, cimento queimado, piso de madeira natural ou de demolição. Para completar, muitas plantas, principalmente folhagens. E para dar um charme extra, filetes de luzinhas funcionam incrivelmente bem, assim como móveis de jardim que fogem do óbvio rústico, trazendo elementos mais arrojados, como cadeiras e mesas de apoio contemporâneas.
Tonalidades em terrosos ao custo de tinta branca
As tonalidades terrosas e terracota, marcadas pelos diversos tons de marrom, dos mais fechados aos vermelhos e laranjas queimados, são possíveis de encontrar na Máquina de Cores da Iquine, ICores, que oferece uma rica paleta composta por inúmeras variações, pelo mesmo custo do branco.
Foto: Divulgação