“Uma vida dedicada a servir o próximo”. Com essa frase, o vereador Val Demarchi (União Brasil) resumiu a trajetória do médico endocrinologista Carlos Roberto Venturelli ao entregar o título de Cidadão Rio-Clarense na solenidade realizada na noite da última sexta-feira (23), no plenário do Legislativo.
A homenagem segue o Decreto Legislativo 672/2023 de autoria de Val Demarchi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal. O ex-deputado estadual Aldo Demarchi e sua esposa Candinha participaram da solenidade ao lado da esposa do homenageado Rosangela da Silveira Freitas, dos filhos Tiago, Hugo e Diego, amigos e demais familiares.
“Só tenho que agradecer. Assim que recebeu o convite, o Carlos Venturelli aceitou prontamente. O parlamento representa a população de Rio Claro. Ao entregar esta honraria, fazemos justiça com esse profissional, amigo, que carrega grande amor por nossa cidade”, assinalou o autor da homenagem. “Neste 24 de junho, comemoramos mais um aniversário da cidade, mas quem ganha o presente somos nós agora com Venturelli como um dos filhos ilustres”, completou Val Demarchi.
Aldo Demarchi parabenizou a Câmara por ter aprovado a homenagem a Carlos Venturelli. Em sua fala, destacou o currículo do médico reconhecido, por méritos, até fora do país. “Estamos diante de um profissional da medicina que tem a competência como a sua principal marca. Um ser humano de qualidades inquestionáveis. Amigo, pai de família exemplar”, completou.
Histórico
Natural de Pontal, no final da década de 60 ingressou no curso de medicina na Universidade Federal do Paraná. Fez estágio no Hospital das Clínicas de Curitiba. Exerceu funções de diretor em vários departamentos do Diretório Acadêmico Nilo Cairo. Posteriormente, exerceu Medicina em Ribeirão Preto e São Paulo.
Mudou-se definitivamente para Rio Claro em 1977. Passou a integrar o corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia e Hospital Evangélico. A partir de 1978, ingressou na Unimed também. Em 1977 foi nomeado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública como médico legista de Rio Claro onde fez parte da primeira equipe do Instituto Médico Legal (IML) função que exerceu por 37 anos quando se aposentou.
Na década de 80, gestão do ex-prefeito Lincoln Magalhães, foi nomeado coordenador técnico da Semana do Diabético. Em 1992, convidado pela Universidade de Pittsburgh (USA) a participar de um programa denominado Diamond (Diabetes no Mundo) patrocinado pelas Nações Unidas. Em 30 de abril de 2003, a Câmara de Rio Claro aprovou Moção Honrosa e de Cumprimentos.
Foto: Divulgação