J.R.Sant´Ana
1814 – O engenheiro inglês George Stephenson desenvolve a primeira locomotiva a vapor.
1830 – Inauguração da primeira ferrovia do mundo na Inglaterra ligando Liverpool e Manchester.
1852 – Legislação dispõe sobre os empreendimentos ferroviários no Brasil e proíbe a utilização do trabalhador escravo nas companhias de estrada de ferro. A proibição já era prevista em 1835 na Lei Feijó.
1854 – Inauguração no Brasil do primeiro trecho ferroviário de catorze quilômetros no Rio de Janeiro por iniciativa de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá.
1855 – O governo imperial e acionistas ingleses criam a companhia brasileira que constrói a Estrada de Ferro D. Pedro II ligando Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, depois Central do Brasil.
1864 – Constituída a São Paulo Railway, Santos-Jundiaí. A empresa desiste de prolongar os trilhos até Campinas. Inicia-se o projeto de formação da Companhia Paulista de Estrada de Ferro.
1867 – Inauguração da São Paulo Railway ligando Santos a Jundiaí. Grupo de investidores paulistas associados ao governo paulista decide fundar a Companhia Paulista de Estrada de Ferro. A empresa é constituída exclusivamente com capital paulista.
1870 – São formadas a Companhia Ituana e a Companhia Sorocaba.
1872 – Fundada a Companhia Mogiana. O primeiro do trem da Companhia Paulista de Estrada de Ferro chega a Campinas.
1876 – O primeiro trem da companhia chega a Rio Claro em 11 de agosto de 1876. A localização do complexo ferroviário leva à formação após a linha dos bairros Cidade Nova, Vila Paulista e bairro Indaiá.
1878 – O imperador D. Pedro II e comitiva visitam as instalações da Companhia Paulista em Rio Claro em 20 de setembro. Os visitantes são hospedados na atual escola Marcello Schmidt, então residência do futuro Visconde do Rio Claro. No dia seguinte o imperador inaugura o ramal de Cordeirópolis a Araras.
1881 – Organizada a Companhia Rio Claro de Estrada de Ferro sob a direção do Conde do Pinhal com prolongamento até Araraquara em 1885. O percurso de 120 quilômetros abrange dezesseis estações: Cachoeirinha, Morro Grande, Ferraz, Corumbataí, Cuscuzeiro, Analândia, Oliveiras, Estrela, Itirapina, Visconde do Rio Claro, Conde do Pinhal, São Carlos, Ibaté, Chibarro, Ouro e Araraquara.
1886 – Em 6 de novembro, o imperador D. Pedro II e comitiva visitam Rio Claro. Os visitantes são hóspedes de Siqueira Campos no casarão onde hoje é a Secretaria de Cultura, na Praça da Liberdade. O imperador é fotografado na estação ferroviária, no Jardim Público e na inauguração do Matadouro Municipal.
1889 – A Companhia Rio Claro é vendida para acionistas ingleses. Iniciado o prolongamento até Ribeirão Preto.
1892 – A Paulista adquire a Estrada de Ferro de Rio Claro dos ingleses e instala as oficinas, que chegaram a ser uma das maiores empregadoras do estado de São Paulo e do país com 1.498 trabalhadores. As oficinas viriam a operar em confecção ou manutenção de vagões, locomotivas, máquinas, guindastes, redes de energia para a rede paulista.
1896 – Fundação da Sociedade Musical União dos Artistas, da qual se daria a formação do Grêmio Recreativo dos Empregados da Companhia Paulista. A agremiação passou a oferecer entre outras atividades a prática de tênis, bocha, atletismo, box, futebol, natação e outras modalidades esportivas.
1901 – Criada a Escola de Aprendizes.
1903 – A Companhia Paulista idealiza programa de reflorestamento para suprimento da empresa. Aquisição de áreas no município em 1909 dá início á formação do Horto Florestal para plantio de eucalipto conforme projeto do engenheiro agrônomo Edmundo Navarro de Andrade. Inaugurada em São Carlos a Cooperativa de Consumo. O modelo se difunde para outras cidades, entre elas Rio Claro.
1906 – Resultado de greve reivindicatória, é instituída a jornada de oito horas para os ferroviários. Formado o time de futebol Anhangás Foot Ball Club com participação de ferroviários.
1909 – Fundado o Rio Claro Futebol Clube por ferroviários que haviam formado times anteriores.
1911 – A estação original é demolida. A construção da nova estação havia começado em 1909.
1920 – Criado o Fundo Especial de Pensões para os ferroviários.
1922 – O primeiro trem com tração elétrica da América do Sul circula na Paulista movida por locomotiva da General Eletric. Havia no País cerca de duas mil locomotivas a vapor e trinta mil vagões em tráfego – 14 de julho.
1923 – São Paulo Railway e Cia Paulista fundam a Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Ferroviários, o primeiro sistema de previdência social do Brasil, por meio de Eloy Chaves.
1924 – A Paulista e demais ferrovias criam e o Liceu De Artes e Ofícios de São Paulo criam a Escola Profissional do Liceu de Artes e Ofícios.
1932 – Reconhecido o Sindicato dos Operários Ferroviários, com sede em São Carlos, fundado em 1929.
1934 – Criado o Curso de Ferroviários da Escola Profissional Secundária Masculina de Rio Claro. O método utilizado seria depois aplicado na formação do SENAI.
1941 – O trecho Analândia-Visconde de Rio Claro é desativado.
1948 – Sessão inaugural do Cinema do Ferroviário por iniciativa do engenheiro Fernando Betim Paes Leme.
1950 – Formação do grupo Teatro Ferroviário com a construção de palco na sala de exibição do cinema. O grupo venceria em 1957 o 1º Festival Brasileiro de Teatro Amador na categoria drama.
1951 – Fundação, a partir de Jundiaí, da União dos Ferroviários Aposentados (UFA).
1957 – É criada a Rede Ferroviária Federal S.A (RFFSA) para administrar ferrovias federais.
1961 – A Paulista é estatizada pelo governo Carvalho Pinto após seis meses de greve.
1966 – O ramal remanescente de Analândia é desativado.
1967 – O governo Abreu Sodré dá início ao programa de unificação das ferrovias paulistas. A administração da Estrada de Ferro Araraquara passa à Companhia Paulista.
1969 – Instalação do Centro de Treinamento Engenheiro Jayme de Ulhôa Cintra.
1971 – O governo Laudo Natel unifica o sistema ferroviário estadual na Ferrovia Paulista S/A (FEPASA), incorporando a Estrada de Ferro Sorocabana, Companhia Paulista de Estrada de Ferro, Estrada de Ferro Araraquara, Companhia Mogiana e Estrada de Ferro São Paulo-Minas.
1973 – A escola SENAI Ferroviária “Jayme Cintra” encerra suas atividade encerra suas atividades de ensino.
1980 – Aberta a estação no Jardim Guanabara de Rio Claro na linha nova ligando Santa Gertrudes a Itirapina. As estações antiga e nova operam o transporte de passageiros. O trecho entre Batovi e Itirapina é desativado.
1984 – Começa o ciclo de concessão dos serviços ferroviários à iniciativa privada.
1985- O prédio da estação ferroviária de Rio Claro é tombado pelo Condephaat.
1998 – Em processo de federalização, a FEPASA é incorporada à Rede Ferroviária Federal (RFFASA). É concluído o processo de desestatização das malhas da RFFSA, que é extinta.
1999 – A Ferroban passa a operar o transporte de passageiros a partir da estação Guanabara.
2001 – A linha velha entre Santa Gertrudes e Camaquã é desativada com o fim dos trens de passageiros.
2002 – Os trilhos são retirados do trecho entre a estação antiga de Rio Claro e Camaquã. O trecho entre Rio Claro e Santa Gertrudes torna-se ramal. A antiga estação passa a ser utilizada como local de eventos.
2015 – Constituída a concessionária Rumo, resultante da fusão entre a Rumo Logística Operadora Multimodal S.A, do grupo Cosan, e a América Latina Logística (ALL).
2018 – A prefeitura de Rio Claro assina com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) ordem de serviço para elaboração de projeto para transferência das oficinas ferroviárias da região central para o Jardim Guanabara.
2019 – Mostra sobre memória ferroviária é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura na reinauguração do prédio do Museu Histórico e Pedagógico “Amador Bueno da Veiga”. É fundado em Rio Claro o Instituto de Memória Ferroviária.
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