A ocorrência foi registrada na noite de sábado (25), por volta das 20 horas, na Avenida 4 do bairro Terra Nova. O adolescente de 13 anos acabou matando seu irmão de 30 anos para proteger a mãe. Conforme as informações do Boletim de Ocorrência, Iuri Muriel Bertolini teve uma briga com um vizinho e entrou em sua residência para pegar uma faca, dizendo que iria matar o vizinho, sua mãe de 52 anos ao tentar impedi-lo foi ameaçada. O mesmo disse que se ela não saísse da frente iria matá-la primeiro. O irmão do adolescente ao ver a faca em direção da mãe acabou golpeando Iuri para defender a mulher que, segundo ela mesma relatou aos policiais, já tinha sido ameaçada em outras ocasiões pelo filho de 30 anos. Iuri chegou a ser socorrido pela mãe e por vizinhos até a UPA da Avenida 29, mas não resistiu. O golpe de faca atingiu a região cervical de Iuri. O corpo foi encaminhado ao IML.
A mãe afirmou as policiais militares que atenderam a ocorrência que, não foi a primeira vez que Iuri a ameaçou de morte, tendo já registrado boletins de ocorrências no Plantão Policial da Delegacia Seccional de Polícia, na Delegacia de Defesa da Mulher de Rio Claro, versando sobre ameaças, sendo que no último, consta que seu referido filho a ameaçou de morte portando um facão, mas nunca ofertou a representação criminal, pois perdoava o filho, pensando que “ele poderia melhorar e não agir de forma tão agressiva”. Ainda de acordo com declarações da mãe, Iuri era usuário de drogas e já teria praticado vários delitos, entre os quais, desacato, resistência, ameaça e “porte de droga para seu consumo.
Legítima defesa
A mãe, a avó materna e o adolescente de 13 anos foram encaminhados ao Plantão Policial onde foram ouvidos. Conforme relataram, a ação do menor ocorreu em defesa da mãe. Considerando as provas obtidas até aquele momento que demonstravam a legítima defesa, o menor foi liberado para sua mãe, a qual assinou o termo de compromisso de que o adolescente será apresentado na Promotoria da Infância e Juventude de Rio Claro. A faca de cozinha utilizada pelo menor foi apreendida.
Por Janaina Moro